Stevie Nicks e Lindsey Buckingham voltam a se falar e relembram álbum perdido
Lendas do Fleetwood Mac participam do podcast Song Exploder para discutir o álbum “Buckingham Nicks” e Stevie Nicks confirma reaproximação: “Parece que foi ontem”
Angie Martoccio, da Rolling Stone EUA
Parece que o “amor congelado” descongelou. Stevie Nicks e Lindsey Buckingham participaram do podcast Song Exploder para discutir a criação da faixa “Frozen Love”, e tudo indica que o lendário duo, conhecido por sua tumultuada relação, voltou a se falar.
Os ex-namorados e ex-colegas de banda refletiram sobre a música, lançada no álbum Buckingham Nicks (recentemente relançado), em entrevistas que parecem ter sido gravadas separadamente. No entanto, Nicks admite em sua parte que os dois estão amigáveis novamente. Ao relembrar o momento em que se conheceram em 1966, no ensino médio, Nicks disse: “Lindsey e eu começamos a falar sobre isso ontem à noite. Tudo isso parece que foi ontem para nós.”
Eles descrevem sua história de origem, quando Nicks se juntou a Buckingham na banda Fritz. Eles encontraram sucesso abrindo para Jimi Hendrix e Janis Joplin, mas o produtor Keith Olsen disse que teriam mais sucesso como uma dupla. “Keith nos apoiava muito, mas o Fritz nunca conseguiu um contrato de gravação”, diz Buckingham, enquanto Nicks acrescenta que a situação foi “aterrorizante” para eles. “Nós amávamos esses caras”, disse ela. “Então não ficamos nada felizes com isso… Foi nossa primeira super decepção no mundo da música.” Mas, ela acrescentou, foi agridoce: “Foi um convite para a grandeza, e nós dois sabíamos disso.”
Nicks diz que ela e Buckingham provavelmente não teriam namorado se não tivessem saído do Fritz. “Isso nos uniu… E então nos apaixonamos um pelo outro, e foi isso.”
Eles se dedicaram a escrever Buckingham Nicks e refletiram sobre a criação da faixa final, “Frozen Love”. “A música é sobre duas pessoas que estavam apaixonadas, que tinham muitas diferenças… mas tinham essa relação que parecia um presente”, disse Nicks. “Gosto de pensar nisso como O Morro dos Ventos Uivantes ou Grandes Esperanças — um caso de amor moderno, tragédias. Porque ninguém realmente ama músicas felizes. Certamente eu não amava, e nem o Lindsey.”
“Nosso relacionamento era cheio de altos e baixos… difícil, mas ao mesmo tempo, fantástico”, continuou Nicks. “E o que estávamos fazendo era tão fantástico, que valia a pena suportar as provações e tribulações de um relacionamento difícil.”
Nicks também brincou que o verso “Hate gave you me for a lover” (O ódio me deu a você como amante) não foi intencional, e que originalmente era “Fate gave you me for a lover” (O destino me deu a você como amante). “Quando eu me ouço cantar esse verso, parece que estou dizendo ‘ódio’ [Hate]”, disse ela. “Então, isso não é bom. Me desculpe, Lindsey. Vou ligar para ele mais tarde.”
O álbum Buckingham Nicks foi um fracasso de vendas na época, mas foi, famosamente, o ingresso da dupla para o Fleetwood Mac. O episódio do Song Exploder termina com Buckingham relembrando o momento em que estava no estúdio Sound City e ouviu “Frozen Love” tocando alto. “Eu abro a porta… vejo esse cara alto [Mick Fleetwood]… e Keith [Olsen, o produtor] diz: ‘Ah, Lindsey, este é Mick Fleetwood.'”
No outono passado, Nicks disse à Rolling Stone que a última vez que falou com Buckingham foi brevemente, na celebração da vida de Christine McVie. “Eu lidei com Lindsey o máximo que pude. Você não pode dizer que eu não dei a ele mais de 300 milhões de chances.”
Felizmente, com o 50º aniversário do álbum Rumours se aproximando em 2027, parece que uma reunião pode estar no ar.
LEIA TAMBÉM: Entre o funk dos anos 70 e o soul moderno, Leon Thomas encontra equilíbrio em PHOLKS