The Rolling Stones ficou durante 12 semanas no topo da parada britânica
Os Rolling Stones lançaram seu primeiro disco em 17 de abril de 1964, na Inglaterra.
A banda, que na época contava com o guitarrista Brian Jones (morto por afogamento em 1969, poucas semanas após ter deixado o grupo) e o baixista Bill Wyman, já tinha lançado um EP com o mesmo nome no início de 64. Quando o primeiro álbum chegou às prateleiras, os ingleses já conheciam Mick Jagger e seus companheiros - o EP de apresentação chegou ao 13º lugar da parada de singles mais vendidos no Reino Unido.
The Rolling Stones foi lançado nos EUA no dia 30 de maio. Para chamar a atenção do mercado norte-americano, mudou de nome (lá, foi chamado de England's Newest Hit Makers) e teve a música "Mona (I Need You Baby)" substituída por "Not Fade Away".
O álbum conta com apenas uma letra de Jagger e Richards ("Tell Me") - no início de carreira, a dupla ainda compunha timidamente. As composições feitas em conjunto pelos integrantes do grupo eram assinadas sob o pseudônimo Nanker Phelge, usado até 1965.
O debut fonográfico dos Stones foi um dos álbuns mais vendidos do Reino Unido em 1964, ficando por 12 semanas em primeiro lugar. Nos Estados Unidos, o disco chegou a 11º na lista.
Veja abaixo a lista de músicas de The Rolling Stones.
"Route 66"
"I Just Want to Make Love to You"
"Honest I Do" (Jimmy Reed)
"Mona (I Need You Baby)"
"Now I've Got a Witness (Like Uncle Phil and Uncle Gene)"
"Little by Little"
"I'm a King Bee"
"Carol"
"Tell Me (You're Coming Back)"
"Can I Get a Witness"
"You Can Make It If You Try"
"Walking the Dog"