Refilmagens e a saída do diretor do filme da Liga prejudicaram o personagem de Henry Cavill
O Superman é um componente fundamental da visão que o diretor Zack Snyder tinha para Liga da Justiça. Com Clark Kent tendo se sacrificado para derrotar o vilão Doomsday no final de Batman v Superman: A Origem da Justiça, a ressurreição do filho de Krypton serviria como um ponto central do enredo de Liga da Justiça.
No entanto, assim como os outros heróis do filme, o Superman teve seu papel muito modificado pelas extensas refilmagens. O maior motivo por trás das alterações foi o afastamento de Snyder de Liga da Justiça após a perda trágica de sua filha, e a chegada de Joss Whedon para conduzir as refilmagens.
Embora a Warner Bros. afirmasse que não mudaria radicalmente a visão original de Snyder, a versão de Liga da Justiça lançada nos cinemas em novembro de 2017, pelo visto, foi muito diferente do que o diretor pretendia.
Mesmo com Liga da Justiça ainda abordando a ressurreição de Superman, o caminho até lá foi completamente diferente do “Snyder Cut”. Abaixo reunimos provas que explicam o que aconteceu com Kal-El no filme e o que se sabe com certeza que Zack Snyder planejava para o personagem.
As refilmagens de Liga da Justiça coincidiram com as participação de Henry Cavill em Missão: Impossível - Efeito Fallout, e no filme Cavill tinha um bigode para o papel de August Walker.
Na pressa das refilmagens e ainda com a obrigação contratual de Cavill de manter o bigode, os estúdios Warner se viram forçados a remover digitalmente os pelos faciais do ator.
Porém, com as cenas refilmadas acrescentadas muito perto do lançamento do filme, a remoção do bigode de Cavill não ficou bem finalizada, tornando-se o maior sinal de quais cenas originais do Superman foram mantidas e quais foram refilmadas, e, spoiler: muito pouco do material filmado por Snyder permaneceu em Liga da Justiça.
Cenas de Superman do “Snyder Cut” são poucas e espalhadas em alguns momentos ao longo do filme, com possivelmente a mais notável sendo a parte em que Superman evita um soco de Lobo da Estepe em câmera lenta. O rosto de Cavill está normal na cena, e o uso variado da câmera lenta é uma marca registrada de Snyder.
Mesmo sabendo que boa parte das cenas do Superman são de refilmagens, pouco se sabe o que foi substituído pelas cenas do Kal-El com boca de computação gráfica. E Snyder revelou muito pouco sobre quais eram seus planos para o personagem no “Snyder Cut”.
No entanto, pode-se construir uma ideia aproximada do papel que Superman teria no enredo do diretor pelo o que é publicamente conhecido.
O próprio Snyder revelou no início de 2019 que o roteiro original de Liga da Justiça mostraria Darkseid, o maior inimigo da equipe de supers, matando Lois Lane na Batcaverna deixando Superman depressivo e eventualmente se unindo a Darkseid após ser vítima da Equação Anti-Vida, um processo com o qual o vilão usa para controlar outros personagens.
Os fãs, por meio de trailers e duas cenas deletadas, conseguiram propor que Snyder tinha um visão muito diferente do Homem de Aço no filme. O Superman foi quase completamente omitido da campanha de marketing já que deveria estar morto depois de Batman v Superman: A Origem da Justiça. Isso até o lançamento do trailer “Heroes”, um pouco mais de um mês antes da estréia.
O trailer mostra parte da versão de Lois e Clark de Snyder na fazenda dos Kent, com o Superman dizendo para Lois: “Eu aceito isso como um sim”, em uma referência ao anel de noivado que o herói deu a ela antes de morrer em batalha.
Essa cena foi removida do corte que foi aos cinemas, enquanto a própria cena da fazenda é amplamente descrita, com Clark comentando agora que sua ressurreição o deixou com uma sensação de coceira.
O Blu-ray de Liga da Justiça também mostra duas cenas deletadas, ambas filmadas por Snyder. A primeira mostra Clark em uma nave kryptoniana, com as portas se abrindo para revelá-lo em seu traje mais uma vez, um claro paralelo à cena trajado em O Homem de Aço.
A segunda mostra o Superman se encontrando com Alfred Pennyworth, com o mordomo do Batman falando: “Ele disse que você viria. Agora, esperamos que não seja tarde demais.”
Entre as marcas autorais mais conhecidas de Zack Snyder está a escala gigantesca que ele traz para as sequências de ação, e era exatamente o que pretendia para Liga da Justiça.
O papel do Superman na batalha final contra Lobo da Estepe e o exército de Parademônios era muito mais extenso, e o artista de storyboard Jay Oliva descreveu o Superman como “desequilibrado” na versão de Snyder da batalha final do filme.
Mesmo com Superman contribuindo muito para derrotar o vilão no corte para cinemas, é bem diferente do que Zack Snyder pretendia. O que é atualmente conhecido sobre o papel original de Kal-El em Liga da Justiça indica um personagem muito diferente e até mais humanizado do que vimos nas telonas.
+++LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019