'ELA NÃO ESTÁ ERRADA'

SZA defende Cher após gafe no Grammy: ‘Ela provavelmente conhecia Luther Vandross de verdade’

A cantora, por engano, mencionou o nome do falecido Luther Vandross ao apresentar o prêmio de Gravação do Ano para Kendrick Lamar e SZA pela colaboração “Luther”

Larisha Paul

Cher na 68ª Premiação dos Grammy Awards (Foto: Johnny Nunez/Getty Images for The Recording Academy)
Cher na 68ª Premiação dos Grammy Awards (Foto: Johnny Nunez/Getty Images for The Recording Academy)
Luther Vandross recebeu seis prêmios Grammy ao longo da vida, mas só ganhou uma vez fora das categorias pop e R&B, em 2004, quando venceu na categoria Canção do Ano com “Dance With My Father”. De certa forma, a vitória de Kendrick Lamar e SZA na categoria Gravação do Ano com “Luther” no Grammy de 2026 também é uma vitória honorária para ele — pelo menos é assim que SZA vê. A artista criou uma narrativa inspiradora em torno da vitória depois que Cher, por engano, anunciou o nome de Vandross ao apresentar o prêmio.
“Compartilhamos a mesma frequência da música. Tipo, foi essa frequência que nos permitiu vencer e que tornou tudo memorável”, disse SZA ao Entertainment Tonight após a cerimônia. “Então, ela não está errada — e ela é daquela época. Ela provavelmente conhecia Luther Vandross de verdade. Claro, a mente e a energia dela estão conectando essa energia a energia que estamos compartilhando.”
Vandross e Cher só se cruzaram uma vez durante a temporada do Grammy, em 2004, quando Cher foi indicada na categoria Melhor Gravação Dance por sua versão de “Love One Another”. Foi uma grande noite para Vandross, que levou para casa quatro prêmios, incluindo Canção do Ano e Melhor Performance Vocal Masculina de R&B por “Dance With My Father”, Melhor Performance de R&B em Duo ou Grupo por “The Closer I Get to You” com Beyoncé, e Melhor Álbum de R&B por Dance With My Father. É possível que eles tenham se encontrado na cerimônia.
Luther” se baseia em um sample da versão de “If This World Were Mine” de Vandross e Cheryl Lynn, de 1982, daí a confusão. “Estamos nos aproveitando do que Luther já nos deu”, disse SZA. “Somos gratos. É como se eu quisesse poder falar com ele. Obrigada, Luther.” Lamar homenageou Vandross em seu discurso. “É disso que se trata a música”, disse ele, observando que os representantes do músico pediram que não houvesse palavrões no disco. “Luther Vandross é um dos meus artistas favoritos de todos os tempos. Eles nos concederam o privilégio de fazer nossa versão. Quando recebemos a autorização, prometo que quase choramos… Isso provou que éramos, de certa forma, dignos de sermos tão bons quanto eles. Eles nos concederam isso.”

Cher foi vista pedindo desculpas ao produtor Sounwave enquanto Lamar e SZA faziam seus discursos. Ela pareceu ter recebido instruções equivocadas dos produtores do Grammy sobre a ordem dos eventos. Cher apresentou o prêmio de Gravação do Ano após receber o Prêmio pelo Conjunto da Obra (Lifetime Achievement Award), que por sua vez foi entregue sem qualquer retrospectiva de sua vida e carreira na música e no entretenimento, abrangendo décadas. Após seu discurso, ela começou a se afastar, mas foi instruída a retornar para apresentar o prêmio. Depois da prévia dos indicados, Cher esperou o nome do vencedor aparecer na tela (como lhe haviam dito que aconteceria) antes de abrir o envelope e ler o nome ela mesma.

TAGS: "the witcher", kendrick lamar, luther vandross, SZA