Taylor Swift nega plágio em 'Shake it Off'
Taylor Swift afirmou que nunca escutou a canção 'Playas Gon' Play' do grupo 3LW
Redação
Publicado em 09/08/2022, às 18h39Taylor Swift afirmou que nunca escutou a canção "Playas Gon' Play" do grupo 3LW, a qual foi acusada de plagiar em "Shake it off." O grupo alega que o trecho "hater gonna hate" veio "players gonna play." A cantora apresentou na última segunda-feira, 8, novos documentos para o tribunal que comprovam legitimidade de seu trabalho
"Na composição eu me baseei em parte nas experiências na minha vida e, em particular, no implacável julgamento público da minha vida pessoal, reportagens no estilo 'clickbait', manipulação pública e outras formas de crítica pessoal negativa que aprendi que só precisava sacudir e focar na minha música", explica.
'Haters gonna hate' (Odiadores irão odiar em tradução livre) ou 'players gonna play' (jogadores irão jogar) é uma expressão norte americana muito utilizada. Swift explica que não há como o trecho de sua canção ter sido plágio já que a frase foi utilizada em inúmeras canções de outros artistas e filmes. No documento ela cita uma apresentação de 2013 em que vestiu uma camiseta com a frase na estampa.
"Eu me lembro de ouvir frases sobre 'players gonna play' e 'haters gonna hate' ditas por crianças que frequentavam a escola em Wyomissing Hills e no ensino médio em Hendersonville". Essas frases eram parecidas com outros ditados comumente usados como: 'não odeie o jogador, odeie o jogo', 'tome uma pílula gelada' e 'diga, não borrife'", complementa.
O processo por plágio começou em 2017 e corre na justiça desde então. No ano seguinte, o juiz julgou a ação como infundável alegando que o trecho da canção era muito "banal" para ter direitos autorais. O grupo 3LW recorreu e em dezembro do ano passado, a justiça determinou que o caso precisaria ser decidido por um júri.
Ver essa foto no Instagram
Shake It Off
A canção de Taylor Swift foi lançada em 2014 como single do álbum 1989, vencedor de álbum do ano no Grammy. Além disso, ela debutou diretamente no topo da Billboard Hot 100, tendo vendido cerca de 544 mil cópias, somente em solo norte-americano.