Ana Clara Benevides passou mal no começo do show de Taylor Swift e chegou a ser levada ao hospital, mas morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória
Logo no primeiro dia da The Eras Tour no Brasil aconteceu uma tragédia. Fã declarada de Taylor Swift, Ana Clara Benevides morreu aos 23 anos durante show da cantora no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na última sexta, 17. Porém, após esse triste acontecimento, a artista pouco falou sobre Ana, e Molly McPherson, especialista em relações públicas, tentou entender o motivo disso acontecer.
Nas redes sociais, Swift chegou a lamentar a morte, mas não chegou a citar o nome de Benevides, que morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento, as causas não foram confirmadas, mas uma avaliação inicial não apresentou indícios de qualquer doença infectocontagiosa.
+++LEIA MAIS: Fã morre durante show de Taylor Swift e autoridades reagem: 'Medidas imediatas'
Vale lembrar como, no show da turnê no Rio de Janeiro após a tragédia, a cantora não falou sobre ou homenageou Ana Clara Benevides. Em pronunciamento nas redes sociais, ela explicou essa decisão: "Não vou conseguir dizer algo sobre ela do palco, porque me sinto tomada pelo luto quando tento falar sobre isso."
Em publicação feita no TikTok, McPherson aproveitou para explicar como não culpa a cantora pelo acontecimento trágico. Swift fez o pronunciamento sobre a morte nos stories do Instagram, onde as publicações somem após 24h, com uma carta escrita à mão.
"Vou dizer: [publicar nos] stories do Instagram foi uma escolha. Escrito à mão, perfeição, certo? Isso é um toque pessoal, é muito importante aqui," afirmou a especialista em relações públicas. "Dá para acreditar totalmente [no que ela diz] O interessante é que ela não declara que tem conhecimento do que aconteceu, não quer falar sobre isso, está nos stories..."
Então, estrategicamente, pode-se assumir que isso é o distanciamento que ela precisa colocar entre ela e a situação. A responsabilidade de cuidar disso é dos organizadores do show. Podemos descobrir que não tinha água, de quem foi a escolha de cortar a água, o calor, é culpa de quem por estar quente demais? Da equipe da Taylor ou dos organizadores? É a casa de show? Tem muita responsabilidade.
"A única coisa que sabemos é que ela está absolutamente se distanciando desse caso, qualquer culpa," continuou Molly McPherson. "Ela coloca o coração nisso, porque não pode ter algo pior para um artista. Você precisa se colocar no lugar de Taylor, também... imagine que você precise continuar se apresentando, e isso não vai sair da sua cabeça tão cedo, com uma situação na qual uma fã morre, com publicação das fotos dela, é muito trágico."
@mollybmcpherson PR Breakdown: Analyzing Taylor Swift’s handwritten note posted to Instagram Stories in response to a fan’s death at the Rio de Janeiro concert. #TaylorSwift#PublicRelations#CrisisCommunication#FanDeath#fyp#ErasTour#PR#PRLady#PRCrisis#RioDeJaneiro♬ original sound - Molly McPherson | PR
+++LEIA MAIS: Pai de fã que morreu durante show de Taylor Swift não foi contatado pela T4F
O dia 17 de novembro de 2023 registrou uma das temperaturas mais elevadas do ano no Rio de Janeiro, com temperatura de 40°C e sensação térmica de aproximadamente 60°C. Time For Fun, empresa contratada para realizar os shows de Swift no Brasil, também emitiu comunicado sobre a morte:
É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos.