O cineasta admite que foi "uma espécie de compra por impulso"
Mesmo um dos filmes mais esperados de 2020, Tenet, de Christopher Nolan, ainda está com grande parte da trama e detalhes do set em segredo. Nem mesmo Robert Pattinson conseguiu explicar do que se trata a produção na entrevista para a revista GQ.
No segundo trailer do longa, porém, é possível ver um Boeing 747 explodindo ao atravessar as portas de um hangar claramente pequeno demais para ele. Nolan revelou que a aeronave foi comprada por ele apenas para gravar a cena impressionante.
"Planejei fazer isso inicialmente usando miniaturas e montagens de peças de teatro e uma combinação de efeitos visuais e tudo o mais", disse ele à Total Film. “Começamos a executar os números... Tornou-se aparente que seria realmente mais eficiente comprar um avião real do tamanho real e executar essa sequência de verdade na câmera, em vez de construir miniaturas ou seguir a rota da computação gráfica."
Naturalmente, o diretor disse à equipe de produção para comprar um 747 real - não uma réplica de fibra de vidro ou algumas peças em tamanho real de uma, mas o enorme avião da Boeing em sua totalidade. Nolan riu e admitiu que é "uma coisa estranha para se falar", porque parece "uma espécie de compra por impulso".
Esse é um feito extraordinário até para cineastas renomados e até Pattinson ficou chocado com a decisão: "Você não pensa nem em hollywood que estaria fazendo uma cena em que eles têm um 747 real para explodir! É tão ousado ao ponto de ser ridículo", disse ele à revista. "Lembro que, quando filmamos, pensei: 'Quantas vezes mais isso vai acontecer em um filme?'"
Assista ao trailer de Tenet abaixo:
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE