Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Protesto

The 1975 é processada após beijo gay durante festival na Malásia em 2023

Integrantes da banda inglesa se beijaram no palco em manifestação contra a política homofóbica adotada pelo governo do país

Rodrigo Tammaro Publicado em 30/07/2024, às 18h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Integrantes da banda The 1975 se beijam durante show na Malásia (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Integrantes da banda The 1975 se beijam durante show na Malásia (Foto: Reprodução/Redes sociais)

A banda de pop rock inglesa The 1975 foi processada em 2,4 milhões de dólares pelo Good Vibes Festival, da Malásia, um ano depois do vocalista Matthew Healy beijar o baixista Ross MacDonald no palco. O ato foi feito em protesto contra as leis homofóbicas do país. A informação foi publicada pela Variety (via Pitchfork).

O valor está relacionado à decisão do governo da Malásia de cancelar o festival por completo após o ocorrido.

De acordo com a apuração, a Future Sound Asia – organizadora do evento – entrou com o processo na Suprema Corte do Reino Unido. A empresa alega que a banda estava ciente das restrições e deliberadamente desrespeitou as leis do país após vários avisos. Segundo a organização, os integrantes da banda também foram orientados a não xingar, fumar ou beber no palco. As regras ainda proibiam os músicos de tirar roupas e falar sobre política e religião. 

A Variety também publicou que o processo ressalta que a banda considerou cancelar a participação, mas decidiu protestar com um “setlist completamente diferente” e “discurso provocativo”, além do beijo entre Healy e MacDonald.

Durante o show, o vocalista denunciou as políticas do governo da Malásia. Atos homossexuais são proibidos no país e podem ser punidos com multas ou com até 20 anos de prisão.

“Se vocês quiserem me convidar para fazer um show aqui, vocês podem se f*der”, ele disse ao público. “Eu vou pegar o seu dinheiro, vocês podem me banir, mas eu já fiz isso antes.”

Matthew Healy com The 1975 no Lollapalooza Brasil 2023 (Foto: Mauricio Santana/Getty Images)

The 1975 e o cancelamento

O show foi interrompido, com Healy dizendo que eles tinham sido expulsos do país. A banda cancelou apresentações na Indonésia e em Taiwan imediatamente após o festival.

A Future Sound Asia entrou com um pedido de indenização no ano passado. Os advogados citaram um acordo escrito de Healy em que o grupo teria se comprometido a obedecer a “todas as diretrizes e regulamentações locais".

Na época, os organizadores também acrescentaram que as ações dos músicos que causaram o cancelamento do festival tiveram consequências negativas para os artistas e empresários locais que dependiam do evento.

Healy abordou o incidente em um show nos Estados Unidos em outubro passado, dizendo que foi "brevemente preso" na Malásia.

Se você realmente acredita que os artistas têm a responsabilidade de defender a liberdade usando suas plataformas massivas, então esses artistas devem ser julgados pelo perigo que enfrentam por fazer isso, não pelas recompensas que recebem por repetir superficialmente os consensos", disse ele.

Em outra oportunidade, durante show em Chicago, o vocalista ironizou: "Quer minha dica de viagem? Não vá para…” antes de ser interrompido.