Sem sair em plataforma física, disco chegou ao topo das paradas norte-americanas graças a 99 milhões de plays (o equivalente a 66 mil cópias vendidas) em uma semana
Quase dois meses depois que The Life of Pabloganhou vida em evento no Madison Square Garden, em Nova York – seguido por um lançamento exclusivo no Tidal e a posterior chegada aos outros serviços de streaming –, o mais recente disco de Kanye West finalmente chegou ao topo das paradas norte-americanas.
The Life of Pablo vendeu apenas 28 mil cópias digitais, desde que West liberou o Tidal e o próprio site do músico a começarem a vender o álbum. Entretanto, como a contagem de vendas agora está incluindo SEAs – “streaming equivalent albums” ou “álbuns equivalentes a streaming” –, o novo LP do rapper chegou a 66 mil discos vendidos, graças a 99 milhões de reproduções em streaming só nos Estados Unidos.
Este número (66 mil álbuns “vendidos”), somado aos discos digitais de fato vendidos (28 mil cópias) rendeu a Kanye West um total equivalente a 94 mil cópias de The Life of Pablo comercializadas. Vale notar que o LP não saiu em nenhum formato físico e se tornou o primeiro LP a alcançar ao topo das paradas norte-americanas devido majoritariamente às reproduções em streaming.
I also wanted to point out that it’s the first album to go number 1 off of streaming!!!
— KANYE WEST (@kanyewest) April 9, 2016
Apesar do caminho nada convencional ao topo das paradas nos Estados Unidos, The Life of Pablo é o sétimo disco consecutivo de Kanye West a ser Número Um. Antes dele, West havia alcançado o feito com Late Registration, Graduation, 808s & Heartbreak, My Beautiful Dark Twisted Fantasy, Watch the Throne e Yeezus.