John Robb analisa cena musical da cidade inglesa em The North Will Rise Again: Manchester Music City
Oasis, The Smiths, Joy Division e The Stone Roses são alguns dos grupos retratados nos capítulos de The North Will Rise Again: Manchester Music City, segundo o site do semanário britânico NME.
O livro, escrito pelo jornalista inglês John Robb, examina o burburinho semeado por 30 anos (1978-2008) no fértil solo musical de Manchester, na Inglaterra. Na longa lista de contribuições com o autor, Liam e Noel Gallagher (Oasis), Ian Brown (Stone Roses), Morrissey e Johnny Marr (Smiths), Mark E. Smith (The Fall) e Shaun Ryder (Happy Mondays).
A obra conta, ainda, com depoimento de Tony Wilson (1950-2007), chefão da Factory Records (gravadora responsável por lançar Joy Division, New Order e Happy Mondays) que teve a vida cinebiografada por Michael Winterbottom, em A Festa Nunca Termina.
"Eu falei com todo mundo. De fato, o maior problema foi manter tudo em um tamanho administrável. O livro tem por volta de 155 mil palavras, mas facilmente poderia ter o dobro disso. Ian Brown me deu 30 mil palavras para trabalhar!", comentou à imprensa britânica Robb, vocalista da banda punk Goldblade, veterano em coberturas sobre a cena musical de Manchester e supostamente a primeira pessoa a entrevistar a banda norte-americana Nirvana.
O lançamento está marcado para o dia 28 de abril, na Inglaterra.