The xx vence o Barclaycard Mercury Prize 2010
Álbum homônimo da banda inglesa levou o prêmio de melhor do ano em cerimônia realizada na última terça, 7
Redação
xx, disco do grupo The xx, venceu seus 11 concorrentes e faturou o título de melhor do ano no Barclaycard Mercury Prize (antigamente conhecido como Mercury Prize). Segundo o site NME, o trio londrino recebeu o troféu e o cheque de £ 20 mil, cerca de R$ 53 mil, em uma cerimônia que aconteceu na última terça, 7, no hotel Grosvenor House, na capital do Reino Unido.
Existente desde 1992, o prestigioso Mercury Prize é um prêmio anual que laureia o melhor disco lançado nos 12 meses anteriores por um artista britânico ou irlandês. A eleição é feita por uma comissão julgadora formada por músicos, executivos da indústria fonográfica e jornalistas, que avaliam quesitos como criatividade e originalidade.
Ainda novata – xx é o álbum de estreia da banda – The xx desbancou o veterano Paul Weller, o aclamado rapper Dizzee Rascal entre outros indicados que foram revelados em julho.
Quando subiu ao palco, o vocalista Oliver Sim agradeceu a plateia dizendo que “Tivemos o ano mais incrível! Todos os dias acordamos com algo incrível acontecendo.” Ele contou ainda que só o fato de estar na cerimônia já era um “momento estranho” para eles.
Veja abaixo a lista dos indicados:
Barclaycard Mercury Prize 2010
Biffy Clyro – Only Revolutions
Corinne Bailey Rae – The Sea
Dizzee Rascal – Tongue N’ Cheek
Kit Downes Trio – Golden
Foals – Total Life Forever
I Am Kloot – Sky At Night
Laura Marling – I Speak Because I Can
Mumford And Sons – Sigh No More
Paul Weller – Wake Up The Nation
Villagers – Becoming A Jackal
Wild Beasts – Two Dancers
The xx – the xx