“Eu gosto da banda, mas não espero que alguém também vá gostar”, disse o vocalista do grupo, que lançou este ano o nono álbum, A Moon Shaped Pool
As músicas densas, de arranjos trabalhados e a melancolia latente levaram A Moon Shaped Pool (2016), o novo disco do Radiohead, ao top 10 de álbuns mais vendidos em quase 20 países (contando apenas o lançamento por download e streaming). O sucesso do trabalho, nono de estúdio da discografia do quinteto britânico, surpreende o vocalista da banda, Thom Yorke.
“Nós esperamos a reação oposta”, disse Yorke, em entrevista para a matéria de capa da revista britânica Q (no Reino Unido, o Radiohead chegou ao topo das paradas duas vezes com A Moon Shaped Pool). “Eu aprecio a banda, mas não espero que alguém também aprecie.”
LEIA TAMBÉM
[Resenha] Radiohead – A Moon Shaped Pool
Clipe de "Daydreaming" foi dirigido por Paul Thomas Anderson; assista
Radiohead ensaiou quase todas as músicas da banda para turnê
O vocalista também comentou acreditar que muitos dos fãs haviam “abandonado” a banda nos cinco anos que sucederam o lançamento de The King Of Limbs (2011), álbum anterior do quinteto, que não foi tão recebido por público e crítica quanto o atual.
Na mesma entrevista, Colin Greenwood, baixista do Radiohead, falou sobre o processo de composição e gravação de A Moon Shaped Pool. Segundo ele, o grupo demorou a encontrar a abordagem adequada para o trabalho. “Thom foi incrível”, disse. “O álbum estava indo um pouco errado no começo, mas ele realmente incentivou a mim e a todos nós juntos.”
Recentemente, à BBC, o guitarrista Jonny Greenwood também falou sobre o disco e o método do Radiohead em estúdio. “É tortuoso, de certa forma”, disse. “Não é como se você estivesse sentado, procurando um timbre de batida na bateria por duas semanas – é mais esforço que isso. É mais sobre ficar batendo em uma parece de tijolos repetidamente”.
A Moon Shaped Pool foi lançado no mês passado no site oficial do Radiohead. Apesar de Yorke já ter mostrado o descontentamento dele com os serviços de streaming gratuitos, o álbum chegou ao Spotify no último dia 17 de junho.