Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / BOOKTOK

TikTok vai distribuir livros de graça em São Paulo; veja lista de títulos e como participar

Ação acontecerá entre os dias 11 e 17 de dezembro e faz parte de uma iniciativa para incentivar a comunidade focada em literatura na plataforma

Redação Publicado em 10/12/2024, às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Livraria dos mais assistidos no TikTok (Foto: Divulgação)
Livraria dos mais assistidos no TikTok (Foto: Divulgação)

A rede social TikTok anunciou que vai distribuir 100 mil exemplares de livros gratuitamente em São Paulo.

A iniciativa acontecerá na “Livraria dos mais assistidos no TikTok”, um espaço temporário criado no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista.

Os livros selecionados para a ação foram escolhidos porque viralizaram na plataforma, que entre outros conteúdos, ficou conhecida por reunir diversos perfis com publicações focadas em literatura, uma comunidade conhecida como BookTok.

Entre os mais de 30 livros que serão distribuídos, estão exemplares como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva; O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório; É Assim Que Acaba, de Colleen Hoover; e outros.

A curadoria foi feita pelos responsáveis por três perfis que fazem parte dessa comunidade: Digão Roque, Patrick Torres e Karine Leôncio.

Como participar

A Livraria dos mais assistidos no TikTok ficará aberta entre os dias 11 e 17 de dezembro e funcionará das 10h às 20h durante a semana e de 12h às 20h no sábado e domingo.

Para retirar um livro gratuitamente, é preciso ter mais de 13 anos e realizar um cadastro no local. Cada visitante receberá um voucher e poderá resgatar até cinco exemplares. Os vouchers serão limitados em um por CPF. Além disso, estudantes da rede pública até o ensino médio podem apresentar a carteirinha escolar para ter prioridade.

Livros selecionados

Confira, a seguir, a lista de livros selecionados para a ação. Os volumes estarão sujeitos à disponibilidade de estoque.

  • A Biblioteca da Meia-Noite, Matt Haig (Bertrand Brasil)
  • A Empregada Está de Olho, Freida McFadden (Arqueiro)
  • A Vegetariana, Han Kang (Todavia)
  • As Irmãs Blue, Coco Mellors (Astral Cultural)
  • Ainda Estou Aqui, Marcelo Rubens Paiva (Alfaguara)
  • Amêndoas, Won-Pyung Sohn (Rocco)
  • Assistente do Vilão, Hannah Nicole Maehrer (Alt)
  • Divinos Rivais, Rebecca Ross (Alt)
  • É Assim que Acaba, Colleen Hoover (Galera)
  • É Assim que Começa, Colleen Hoover (Galera)
  • Era Uma Vez Um Coração Partido, Stephanie Garber (Gutenberg)
  • A Hora da Estrela, Clarice Lispector (Rocco)
  • Leitura de Verão, Emily Henry (Verus)
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis (Martin Claret e Principis)
  • Nadando no Escuro, Tomasz Jedrowski (Astral Cultural)
  • Nem Te Conto, Emily Henry (Verus)
  • Noiva, Ali Hazelwood (Arqueiro)
  • O Avesso da Pele, Jefferson Tenório (Companhia das Letras)
  • Olhos d’Água, Conceição Evaristo (Pallas)
  • Torto Arado, Itamar Vieira Junior (Todavia)
  • Trono de Vidro – Vol. 01 ao Vol. 8, Sarah J. Maas (Galera)
  • Tudo é Rio, Carla Madeira (Record)
  • Uma Família Feliz, Raphael Montes (Companhia das Letras)
  • Verity, Colleen Hoover (Galera)

BookTok

No Brasil, a comunidade BookTok reúne cerca de 2,5 milhões de publicações. O espaço conta com críticas, sugestões e comentários dos leitores, e acaba funcionando como um incentivo à leitura e fomento ao mercado editorial.

Clássicos como A Hora da Estrela, de Clarice Lispector e Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, viralizaram e chegaram a esgotar em algumas livrarias brasileiras depois de aparecerem no perfil de uma criadora de conteúdo dos EUA.

BookTok é muito especial para o TikTok, pois acreditamos no poder transformador da leitura, fazendo dessa comunidade um lugar de conexão e incentivo desse hábito. o TikTok já demonstrou o poder de transcender a tela, gerando um impacto real e positivo na vida de muitas pessoas, seja descobrindo novos títulos, impulsionando vendas de autores, e até prateleiras especiais nas livrarias com sucessos da plataforma. Por isso, nada mais legal do que trazer toda essa conversa para o mundo real com uma livraria de rua, facilitando também o acesso à leitura", disse Carol Baracat, Diretora Global de Marketing Integrado do TikTok (via Exame).

A Livraria dos Mais Assistidos no TikTok foi concebida e executada pelo estúdio criativo AKQA Casa e a logística dos livros foi facilitada pela distribuidora Catavento.

+++LEIA MAIS: Os rumores do TikTok que deixaram a mãe de Paul Mescal chateada