Ação acontecerá entre os dias 11 e 17 de dezembro e faz parte de uma iniciativa para incentivar a comunidade focada em literatura na plataforma
A rede social TikTok anunciou que vai distribuir 100 mil exemplares de livros gratuitamente em São Paulo.
A iniciativa acontecerá na “Livraria dos mais assistidos no TikTok”, um espaço temporário criado no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista.
Os livros selecionados para a ação foram escolhidos porque viralizaram na plataforma, que entre outros conteúdos, ficou conhecida por reunir diversos perfis com publicações focadas em literatura, uma comunidade conhecida como BookTok.
Entre os mais de 30 livros que serão distribuídos, estão exemplares como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva; O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório; É Assim Que Acaba, de Colleen Hoover; e outros.
A curadoria foi feita pelos responsáveis por três perfis que fazem parte dessa comunidade: Digão Roque, Patrick Torres e Karine Leôncio.
A Livraria dos mais assistidos no TikTok ficará aberta entre os dias 11 e 17 de dezembro e funcionará das 10h às 20h durante a semana e de 12h às 20h no sábado e domingo.
Para retirar um livro gratuitamente, é preciso ter mais de 13 anos e realizar um cadastro no local. Cada visitante receberá um voucher e poderá resgatar até cinco exemplares. Os vouchers serão limitados em um por CPF. Além disso, estudantes da rede pública até o ensino médio podem apresentar a carteirinha escolar para ter prioridade.
Confira, a seguir, a lista de livros selecionados para a ação. Os volumes estarão sujeitos à disponibilidade de estoque.
No Brasil, a comunidade BookTok reúne cerca de 2,5 milhões de publicações. O espaço conta com críticas, sugestões e comentários dos leitores, e acaba funcionando como um incentivo à leitura e fomento ao mercado editorial.
Clássicos como A Hora da Estrela, de Clarice Lispector e Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, viralizaram e chegaram a esgotar em algumas livrarias brasileiras depois de aparecerem no perfil de uma criadora de conteúdo dos EUA.
BookTok é muito especial para o TikTok, pois acreditamos no poder transformador da leitura, fazendo dessa comunidade um lugar de conexão e incentivo desse hábito. o TikTok já demonstrou o poder de transcender a tela, gerando um impacto real e positivo na vida de muitas pessoas, seja descobrindo novos títulos, impulsionando vendas de autores, e até prateleiras especiais nas livrarias com sucessos da plataforma. Por isso, nada mais legal do que trazer toda essa conversa para o mundo real com uma livraria de rua, facilitando também o acesso à leitura", disse Carol Baracat, Diretora Global de Marketing Integrado do TikTok (via Exame).
A Livraria dos Mais Assistidos no TikTok foi concebida e executada pelo estúdio criativo AKQA Casa e a logística dos livros foi facilitada pela distribuidora Catavento.
+++LEIA MAIS: Os rumores do TikTok que deixaram a mãe de Paul Mescal chateada