Tim Ballard, que inspirou filme sobre combate ao tráfico sexual, é acusado de má conduta sexual
Tim Ballard inspirou 'Som da Liberdade' e deixou organização dedicada ao combate do tráfico de crianças após acusações de má conduta sexual
Redação
Publicado em 19/09/2023, às 14h36Tim Ballard, que inspirou o filme Som da Liberdade, deixou a Operação Underground Railroad e está sendo investigado por má conduta sexual contra ao menos sete mulheres. Ele estaria engajado no combate à violência contra crianças, mas pessoas próximas à situação contam outra versão sobre seu posicionamento (via Vice).
As fontes afirmam que Tim convidava mulheres para agirem disfarçadas como sua esposa em operações supostamente para salvar vítimas do tráfico sexual. Ele então as coagia para se deitarem ou tomarem banho juntos, argumentando que aquilo aumentaria a credibilidade do falso casal diante dos traficantes.
O teoricamente ativista teria enviado uma foto seminu e com tatuagens falsas a uma dessas mulheres, enquanto também teria perguntado a outra delas "o quão longe estava disposta a ir" para salvar crianças. A primeira acusação surgiu dentro da Operação Underground Railroad, que leva o nome de uma passagem usada para a fuga de escravizados.
A Operação Underground Railroad se pronunciou:
Tim Ballard renunciou à O.U.R. em 22 de junho de 2023. Ele se separou permanentemente da O.U.R.
A O.U.R. é dedicada a combater o abuso sexual e não tolera assédio sexual ou discriminação por parte de qualquer pessoa da sua organização.
A O.U.R. contratou um escritório de advocacia independente para conduzir uma investigação abrangente de todas as alegações relevantes e continua a avaliar e melhorar a governança da organização e os protocolos para suas operações.
Para preservar a integridade de sua investigação e proteger a privacidade das pessoas envolvidas, a O.U.R. não fará nenhum outro comentário público no momento.
A O.U.R. está confiante sobre seu futuro como a organização líder no comprometimento ao combate do tráfico sexual e para salvar crianças capturadas e vendidas para a escravidão.
Ver essa foto no Instagram
Som da Liberdade foi um sucesso de bilheteria no verão americano e abraçado pelo público conservador. Tim Ballard, um apoiador de Donald Trump, tinha planos de concorrer ao Senado.