Diretor comentou matéria que recriava personagens da Disney com as características de seu trabalho
Tim Burton, conhecido por uma estética bastante característica, falou ao Independet, sobre um artigo do BuzzFeed que usava inteligência artificial para recriar da Disney segundo a identidade estética do cineasta por trás de filmes como O Estranho Mundo de Jack (1993), A Noiva Cadáver (2005) e Os Fantasmas de Divertem (1988).
“Não consigo descrever a sensação que isso lhe dá. Isso me lembrou de quando outras culturas dizem: ‘Não tire minha foto porque isso está tirando sua alma.’” Disse o diretor. Embora reconheça que algumas ilustrações tenham ficado muito boas, Burton disse que a ferramenta suga algo das pessoas. “Isso tira algo da sua alma ou psique; isso é muito perturbador, especialmente se tiver a ver com você. É como se um robô levasse sua humanidade, sua alma.”
Burton não é o primeiro diretor a falar sobre o estranhamento causado por programas de inteligência artificial. Wes Anderson falou ao The Times no início do ano que evita recriações do seu trabalho feitas com esse tipo de ferramenta: “Se alguém me enviar algo assim, eu imediatamente apago e digo: 'Por favor, desculpe, não me envie coisas que as pessoas estão fazendo comigo.'”