Episódio IX estreia nesta quinta, 19, e encerra a terceira trilogia da saga criada por George Lucas em 1977
Com a estreia de Star Wars: A Ascensão Skywalker nesta quinta, 19, o público já começou a fazer maratona dos filmes da saga criada por George Lucas. Além disso, a comparação com os outros longas começou assim que as divulgações da nova produção foram liberadas.
Apesar das críticas do Episódio IX ainda não estarem consolidadas, é possível apostar em que posição mais ou menos ele se encaixará na lista dos melhores e piores filmes de Star Wars.
No total, são 11 longas que entram para a lista - apenas os que já estrearam nos cinemas. Cada um recebeu uma pontuação média a partir das avaliações dos críticos dos sites norte-americanos Rotten Tomatoes e Metacritic. A pontuação máxima é 100.
Confira a lista dos longas de Star Wars, do pior para o melhor:
A animação de 2008 é a pior da franquia sci-fi, de acordo com os críticos. Eles apontaram para o roteiro fraco da trama, bem como a falta de cuidados com os efeitos visuais.
O filme segue Anakin e o padawan Ahsoka Tano em um conflito contra Conde Dookan e o aprendiz Asajj Ventress. O longa serviu como uma produção “piloto” para série de mesmo nome que estreou também em 2008.
O longa mostra a trajetória de Anakin antes da história da trilogia original da franquia. A produção não agradou com o roteiro e alguns personagens, como o rejeitado Jar Jar Binks.
Assim como o Episódio I, a sequência dele não fez muito sucesso. A produção lançada em 2002 continua com a história de Anakin, agora em uma fase mais adulta e mais próximo do Lado Sombrio da Força.
A crítica não curtiu a construção dos diálogos, as atuações de alguns atores e a falta de desenvolvimento dos personagens. Além disso, o romance entre Anakin e Padmé Amidala não agradou todo mundo.
A produção acompanha o personagem Han Solo desde a infância como órfão até os tempos de jovem contrabandista. No entanto, não é Harrison Ford que entra no papel, e sim Alden Ehrenreich.
Apesar de receber uma pontuação acima da média, o filme não trouxe nada de inovador na história.
+++LEIA MAIS: Quem são os Cavaleiros de Ren, inimigos do filme Star Wars: A Ascensão Skywalker?
O filme que encerra a trilogia original da franquia completa o arco de Luke Skywalker - desde um fazendeiro até um Jedi.
A produção foi extremamente elogiada pelos efeitos visuais, mas não animou tanto a crítica como os filmes anteriores.
+++LEIA MAIS: O melhor e o pior de Star Wars: O Retorno de Jedi [LISTA]
A história mostra a queda de Anakin no Lado Sombrio, as mortes dos Jedi e a ascensão do Império.
O filme foi elogiado por apresentar alguns dos momentos mais marcantes da franquia. No entanto, o roteiro apresentava falhas.
Rogue Oneapareceu como uma alternativa para consertar lacunas deixadas pela franquia, principalmente de Uma Nova Esperança. A produção mostra o sacrifício da Rebelião para que Luke pudesse destruir a Estrela da Morte.
O filme ganhou pontos com os críticos pela premissa e pela experiência nova.
+++LEIA MAIS: Presidente da Lucasfilm revela por que demitiu Colin Trevorrow de Star Wars
O filme de 2015 apresentou novos personagens, como Rey, Kylo, Finn e Poe. A produção foi elogiada por trazer uma nova perspectiva para a franquia. O Despertar da Força foi considerado divertido, apesar de ter uma narrativa muito parecida com Uma Nova Esperança.
+++ LEIA MAIS: Por que Palpatine retornará no novo Star Wars? J. J. Abrams explica
A sequência de O Despertar da Força acompanhou o conflito entre Rey e Kylo. O filme também marcou o retorno - verdadeiro - de Luke Skywalker. A produção foi bem recebida entre os críticos pela narrativa e pelos efeitos visuais.
+++ LEIA MAIS: Star Wars: 7 dúvidas geradas pelo novo trailer de A Ascensão Skywalker
O Episódio V marcou a cultura pop. Além de fazer uma das maiores revelações do mundo cinematográfico, a produção introduziu o Yoda e deu uma explicação mística para a Força.
O filme marca o primeiro lançamento da franquia de Star Wars. Em 1977, o longa foi um divisor de águas no mundo do sci-fi. Introduziu personagens icônicos, uma história com uma pegada nova e efeitos visuais incríveis.
A produção fez tanto sucesso que foi indicado para 10 categorias no Oscar, tendo vencido em 7.
Leia mais: Star Wars: os dez momentos mais marcantes da franquia
+++ FRANCISCO EL HOMBRE SOBRE RASGACABEZA: 'É UM DISCO INDIGESTO, TOCA EM PONTOS DOLORIDOS E ÍNTIMOS'