O álbum é o mais bem-sucedido da carreira da banda e foi lançado em setembro de 2001
Há exatos 18 anos, no dia 4 de setembro de 2001, o System of a Down lançava o segundo disco de estúdio, Toxicity.
Toxicity é o responsável por colocar faixas da banda em primeiro lugar nos rankings em países como Austrália, Reino Unido e Estados Unidos. Além disso, algumas músicas tornaram-se um sucesso por todo o mundo como "Chop Suey!", "Toxicity" e "Aerials".
A banda armeno-americana explorou o new metal e a música alternativa neste álbum. Os integrantes experimentaram elementos do jazz, metal e até a música tradicional da Armênia, que deixou o som do System of a Down bem característico.
Confira 5 curiosidades sobre Toxicity:
O disco alcançou o primeiro lugar na Billboard 200 e "Chop Suey!", "Toxicity" e "Aerials" ocuparam o topo da Billboard Hot 100, além de ser o disco mais bem-sucedido da carreira do grupo.
Em 2005, a banda lançou dois discos, Mezmerize e Hypnotize, que também alcançaram o número 1 na Billboard 200 logo na estreia.
Incialmente, o título da faixa era "Suicide". "Chop Suey!" foi o primeiro single do disco e o nome original não é nada que tenha a ver com comida chinesa, mas sim com suicídio. Ainda, a banda alterou uma parte que citava o suídicio na canção.
O vocalista da banda, Serj Tankian, co-escreveu os sucessos do disco "Chop Suey!" e "Aerials" ao lado do guitarrista Daron Malakian. Além de ser autor ou co-autor em todas as músicas de Toxicity, Tankian também escreveu todas de Mezmerize e Hypnotize.
Foram 40 músicas escritas e 33 gravadas para o disco do System of a Down e a maior parte descartadas, já que Toxicity conta com 14 faixas ao todo. Algumas dessas músicas foram recuperadas para o álbum Steal This Album.
É evidente as conotações sexuais da música, no entanto, a Universal escolheu "Bounce" como a música de trilha sonora do filme infantil Pets – A Vida Secreta dos Bichos.