Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Trajetória polêmica do Milli Vanilli será transformada em ópera

O duo alemão, formado por Fab Morvan e Rob Pilatus, foi desmascarado (eles apenas dublavam as músicas) e precisou devolver o Grammy que ganhou na categoria Melhor Artista Revelação

Redação Publicado em 12/01/2014, às 12h08 - Atualizado às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Milli Vanilli - Craig Fujii/AP
Milli Vanilli - Craig Fujii/AP

Milli Vanilli talvez tenha uma das histórias mais surreais e embasbacantes da história da música pop. A trajetória polêmica da dupla formada por Fab Morvan e Rob Pilatus, agora, será transformada em uma ópera, prevista para estrear no fim de janeiro, no Brooklyn, em Nova York.

Dez escândalos do playback.

A ópera, segundo o diretor David Levine (que é crítico de teatro), será experimental e contará a ascensão e a queda, ambas vertiginosas, do grupo que havia sido apontado pelo Grammy como a grande revelação da virada da década de 80 para 90, com o disco Girl You Know It's True.

Levine contou ao site Gigwise que se inspirou para criar a ópera sobre o duo de música pop em 2001, ao assistir a um episódio do programa Behind The Music, do canal norte-americano VH1.

A história, de fato, é fascinante. Fab Morvan e Rob Pilatus se tornaram donos dos rostos e músicas mais conhecidos do fim dos anos 80, com o Milli Vanilli. Eles, contudo, não passavam de uma farsa: nenhum dos dois sabia cantar.

Os "erros" do Grammy.

Na verdade, ambos eram modelos e dançarinos contratados apenas para dublar as canções sobre o palco. A mentira veio à tona quando eles começaram a dar entrevistas e foi possível perceber que o inglês cantado nas músicas não se assemelhava em nada com a falta de fluência na fala de Fab e Rob.

Quando a verdade foi revelada, os dois ainda foram obrigados a devolver os gramofones dourados do Grammy, recebidos na categoria Melhor Artista Revelação.