O filme Gimme Danger tem direção do cineasta Jim Jarmusch e foca na trajetória improvável dos Stooges
O novo documentário do cineasta Jim Jarmusch, Gimme Danger, tem foco no legado de Iggy Pop e os Stooges. O filme estreou no festival internacional de cinema de Toronto, na última semana, e chega aos cinemas ao redor do mundo entre outubro e novembro (não há previsão de chegada ao Brasil).
Um novo vídeo, divulgado nesta terça, 13, mostra o infame “incidente da pasta de amendoim”, de Pop, em Cincinnati, nos Estados Unidos, em junho de 1970. Na ocasião, ele foi levado pelos braços da plateia, passou o condimento por todo o peito e o derramou no público durante uma performance estendida de “1970”, do disco Fun House.
LEIA TAMBÉM
[Resenha] Iggy Pop – Post Pop Depression (2016)
[Lista] Os 40 Maiores Álbuns Punk de Todos os Tempos
[Vídeo] Assista a Pop tocando com Josh Homme e Matt Helders
O vídeo traz a voz de Pop ao fundo, dizendo que os Stooges faziam todo tipo de drama no palco. “A banda estava sempre muito ciente dos momentos teatrais e eles nunca se mexiam”, explica ele. “Em 40 minutos, o baterista nunca olhava para frente e os outros dois talvez andassem um ou dos metros.”
Além de Pop e Mike Watt, que tocou baixo em turnês recentes dos Stooges e também fala no vídeo, Gimme Danger exibe Ron e Scott Asheton, James Williamson (guitarrista) e Steve Mackay (saxofonista), todos integrantes da banda. Irmã dos irmãos Asheton, Kathy também aparece no filme, assim como o empresário Danny Fields.
Esta não é a primeira vez que Iggy Pop e Jim Jarmusch trabalham juntos. Os dois já haviam colaborado em Homem Morto (1995) e no filme cult Sobre Café e Cigarros (2003), no qual Pop atua ao lado de Tom Waits. Já Gimme Danger – primeira experiência de Jarmusch com o gênero documentário – conta com um acervo inédito de vídeos e imagens da banda que definiu o movimento punk.
Abaixo, assista ao vídeo, uma prévia de Gimme Danger.