Eleições nos EUA

Trump alega ignorância após compartilhar imagens de Taylor Swift geradas por IA: "não sei nada sobre"

Ex-presidente diz que ele não está preocupado em ser processado porque não foi ele quem gerou as imagens

por Naomi LaChance, da Rolling Stone

Publicado em 22/08/2024, às 17h13
Donald Trump e Taylor Swift (Imagem: Michael M. Santiago/Getty Images e Gareth Cattermole/TAS24/Getty Images)
Donald Trump e Taylor Swift (Imagem: Michael M. Santiago/Getty Images e Gareth Cattermole/TAS24/Getty Images)

Texto publicado em 22 de agosto de 2024 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês clique aqui.

Dias após Donald Trump compartilhar imagens geradas por IA de Taylor Swift e seus fãs apoiando-o, o ex-presidente está afirmando que não sabe "nada sobre" as imagens.

Quando a Fox Business perguntou se ele estava preocupado que Swift o processasse, Trump respondeu: "Eu não sei nada sobre isso, além do fato que foi outra pessoa as gerou. Eu não as gerei."

+++LEIA MAIS: Donald Trump usa IA para sugerir que Taylor Swift e fãs são apoiadores

Algumas das imagens que Trump postou no Truth Social, sua própria rede social, mostravam mulheres vestindo camisetas com a frase "Swifties for Trump", e outra mostrava Swift como o Tio Sam com as palavras "Taylor quer que você vote em Donald Trump".

"Eu aceito", escreveu Trump.

Para ser justo, duas das imagens eram reais, mas as outras não. Uma das imagens tinha a palavra "sátira" em vermelho.

Na entrevista, Trump manteve sua inocência. "Essas foram todas criadas por outras pessoas. A IA é sempre muito perigosa nesse sentido", ele disse.

"Isso está acontecendo comigo também. Eles estão me fazendo falar. Eu falo perfeitamente, absolutamente perfeitamente em IA, e estou endossando outros produtos e coisas. Está um pouco perigoso lá fora", acrescentou.

Embora ela não tenha comentado sobre a corrida de 2024, Swift endossou o presidente Joe Biden em 2020. "Vou estar assistindo e apoiando @KamalaHarris gritando muito na TV", postou ela no X na noite do debate da vice-presidência.

Trump parece ser obcecado por Swift. Em janeiro, a Rolling Stone informou que aliados de Trump haviam declarado uma "guerra santa" contra a pop star, e que Trump estava dizendo privadamente que era "mais popular" do que ela.

Em junho, supostamente, Trump passou uma boa parte do tempo em uma reunião no Capitólio reclamando da cantora. "Por que ela endossaria esse idiota?", disse Trump, referindo-se a Biden, segundo a CNN. "Ele não sabe como descer de um palco."

+++LEIA MAIS: Barack Obama critica Trump e alerta sobre disputa acirrada em discurso

Trump também disse sobre Swift: "Acho ela bonita – muito bonita. Eu a acho muito bonita. Acho que ela é liberal. Provavelmente ela não gosta de Trump. Ouvi dizer que ela é muito talentosa", disse ele. "Eu a acho muito bonita, na verdade – incomumente bonita."

Em 2020, Swift fez uma postagem no X direcionada a Trump: "Depois de atiçar as chamas da supremacia branca e do racismo durante toda a sua presidência, você tem a coragem de fingir superioridade moral antes de ameaçar com violência?"