O sucessor de Lightning Bolt será lançado nesta sexta, 27
No dia 13 de janeiro, o Pearl Jam finalmente anunciou o novo e tão esperado disco, Gigaton, sucessor de Lightning Bolt, de 2013, depois de diversas postagens misteriosas nas redes sociais no início do mês que sugeriam novidades para o ano de 2020.
Ao longo dos meses após o anúncio, a banda divulgou dois singles de Gigaton: "Dance of the Clairvoyants" e "Superblood Wolfmoon", que ganhou até um videoclipe animado.
As duas músicas, contudo, mostram sonoridades diferentes e até mesmo uma banda mais 'experimental' em "Dance of Cairvoyants". Stone Gossard, guitarrista do Pearl Jam, garantiu que é possível esperar novos sons, mas também, o rock direto costumeiro do grupo.
+++LEIA MAIS: Pearl Jam revela novo disco, Gigaton, e datas de turnê após divulgar fotos enigmáticas
Assim, separamos tudo o que já sabemos sobre Gigaton, inclusive, as impressões dos críticos sobre o novo disco do Pearl Jam:
Gigatonserá lançado no dia 27 de março de 2020 em todas as plataformas digitais e em disco físico disponível, por enquanto, no site oficial da banda. A pré-venda pode ser feita aqui.
Os dois singles lançados até agora são: "Dance of the Clairvoyants" e "Superblood Wolfmoon":
O disco foi produzido pela banda em parceria com Josh Evans. "Fazer este disco foi uma longa jornada", explica Mike McCready no site oficial do grupo. "Era emocionalmente sombrio e confuso às vezes [...] Colaborar com meus colegas de banda no Gigaton finalmente me proporcionou maior amor, consciência e conhecimento da necessidade de conexão humana nesses tempos."
+++ LEIA MAIS: Pearl Jam: há 22 anos, jovem era condenado por assassinato inspirado no clipe Jeremy
Segundo Stone Gossard revelou, em uma entrevista à rádio Beats 1, o disco terá baladas, experimentações, rock direto e reflete o espírito da banda: "Definitivamente, existem algumas músicas de rock diretas. Há algumas baladas simples e sobressalentes. Acho que tem tudo. E somos realmente nós. Realmente fizemos isso sozinhos. [Eddie Vedder] fez um ótimo trabalho", contou o guitarrista. Ainda, apontou que "Dance of the Clairvoyants" é apenas uma das várias experimentações.
"Mas acho que o misticismo e a maneira de usar palavras [de Eddie Vedder], a arte e música são um tipo poderoso de tônico. Eu acho que subjacente a tudo isso continuará sendo uma mensagem esperançosa e bonita, mas às vezes trágica", finalizou.
Em janeiro, a Variety disse que o novo projeto "com certeza [é] o melhor e mais diverso desde Yield, de 1998″.
"[Gigatoné um] álbum de trovão e tranquilidade, portento e de esperança - em um momento em que precisamos desesperadamente entender os dois", descreve o crítico de um site especializado. O texto completa: "Há muito cuidado com a Gigaton, criando nuances, estabelecendo ethos e criando uma vibração unificadora".
+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Gigaton, o novo disco do Pearl Jam
O Pearl Jam contou no Twitter sobre a foto escolhida para a capa: "Um gigaton é o que os cientistas usam para medir a perda de gelo das maiores camadas de gelo da Terra na Groenlândia e Antártica. Esse peso é equivalente a mais de 100 milhões de elefantes ou 6 milhões de baleias azuis." A foto é de Paul Nicklen.
A turnê para divulgar o Gigaton começaria no dia 18 de março em Toronto, no Canadá, e a banda passaria por várias cidades da América do Norte. Além disso, em junho e julho iriam para a Europa com a última data marcada para 23 de julho em Amsterdam, na Holanda. Devido à pandemia do coronavírus, contudo, o Pearl Jam remarcará as datas.
+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?