U2 e Jay Z homenageiam B.B. King; veja
Lenda do blues morreu na última quinta-feira, 14, aos 89 anos
Redação
Publicado em 18/05/2015, às 10h43 - Atualizado às 11h20O mundo segue reverenciando B.B. King depois da morte do ícone do blues, na última quinta-feira, 14. Durante o fim de semana, U2 e Jay Z lembraram do guitarrista em meio à turnê de cada um pela América do Norte.
Dez grupos e artistas que não existiriam sem B.B. King.
Iniciando Innocence + Experience, em Vancouver, Canadá, na sexta, 15, a banda tocou pela primeira vez em 23 anos "When Loves Come To Town", parceria com King gravada no disco Rattle and Hum, de 1988.
Como um garoto, aos 87 anos em 2012, B.B. King fez show memorável em São Paulo. Relembre aqui.
“Essa é a uma ocasião muito especial para todos que amam o blues”, disse o líder, Bono. O U2 e B.B. King chegaram a tocar juntos em uma série de shows na década de 1980 e o vocalista da banda irlandesa e o falecido artista se tornaram amigos.
Veja:
No sábado, 16, foi a vez do rapper Jay Z homenagear o bluesman, em Nova York, durante apresentação do novo serviço de streaming criado por ele, o Tidal. “Acabamos de perder uma lenda. Como vocês estão vendo, estamos tocando hip-hop, rock, blues. O hip-hop incorporou essa porra toda. É só música, é tudo música”.
Lenda do blues B.B. King morre aos 89 anos.
Jay Z pediu para que os presentes acendessem os isqueiros e baixassem a cabeça em um instante de silêncio, enquanto um trecho do clássico "The Thrill Is Gone", de King, foi executado.
De Eric Clapton a Buddy Guy, todos do estilo imitaram B.B. King.
Diagnosticado com diabetes há cerca de 30 anos, B.B. King foi hospitalizado no mês passado devido a uma desidratação. No último mês de outubro, ele foi forçado a cancelar oito datas de shows por desidratação e exaustão. Ele morreu em Las Vegas, após sofrer uma série de derrames, aos 89 anos.
Assista ao show de Jay Z:
Trajetória
Ele nasceu Riley B. King em Itta Bena, no Mississippi, em 16 de setembro de 1925. Seu jovens pais se divorciaram quando ele tinha cinco anos de idade e sua mãe morreu quando ele tinha nove, deixando-o para ser criado pela avó materna.
King largou a escola no começo do colegial (mas estudou vigorosamente matemática e línguas até mais velho) e passou a viver colhendo algodão por um centavo a cada meio quilo e cantando músicas gospel em uma esquina do local.
Ele se casou aos 17 anos. “Acho que estava em busca de amor, porque eu nunca tive ninguém que eu acreditasse que realmente me amava”, disse ele à Rolling Stone EUA em 1998. Foi o primeiro de dois casamentos que deram errado. “Desde o começo da minha infância tive problemas em tentar me abrir. Por favor, abra-me. Olhe lá dentro! Porque eu não consigo. Não sei como fazer isso.”
Em 1948, King vivia em Memphis, trabalhando como um motorista de trator, quando ele fez um show no programa de rádio local de Sonny Boy Williamson. Aquilo o levou a um trabalho em uma casa de show popular da cidade, tocando por seis noites na semana, ganhando US$ 12 por noite.
Em Memphis, ele conheceu artistas como Louis Jordan e T-Bone Walker, com os quais ele ouviu o som de uma guitarra elétrica pela primeira vez na vida. “T-Bone tinha, para mim, aquela sonoridade de ser estar no paraíso”, disse ele.
King teve seu primeiro hit no topo das paradas em 1951, com “3 O’ Clock Blues”. Outras dezenas de hits alcançaram tal posição, incluindo “You Upset Me Baby”, de 1954, e “Sweet Sixteen”, de 1959.
Nos anos 1960, o sucesso das bandas britânicas influenciadas pelo blues ajudou a ampliar o apelo a King. Ele começou a tocar para plateias brancas de rock com gente como os Rolling Stones e Eric Clapton. Nessa época, a sonoridade dele começou a mudar.
Quando a Rolling Stone incluiu King entre os 100 Maiores Guitarristas, Billy Gibbons do ZZ Top disse: “Houve um momento de virada, mais ou menos na época de Live at the Regal [de 1965], quando seu som assumiu uma personalidade que hoje é intocável – este timbre arredondado, no qual o captador de cima e o de baixo estão fora de fase.”
Ele acrescentou: “E B.B. ainda toca com um amplificador Gibson que não é produzido há muito tempo. Seu som vem dessa combinação. É simplesmente B.B”. Algumas das melhores gravações de King são os discos ao vivo, incluindo Live in Japan e Live at Cook County Jail, que mostra sua entrega magistral e carisma de showman das antigas.
Já no fim dos anos 1960, King mudou-se para Nova York e começou a trabalhar com o empresário Sid Seidenberg, que o ajudou a reduzir seus hábitos de aposta e o colocou no estúdio com grandes produtores. Os hits que se seguiram incluem “Paid the Cost to Be the Boss” (1968), “Why I Sing the Blues” (1969) e “Thrill Is Gone” (gravada originalmente em 1951 por Roy Hawkins), que rendeu um Grammy a ele em 1970.
Na década de 1970, King também gravou discos com o amigo de longa data Bobby Bland: Together for the First Time...Live (1973) e Together Again...Live (1976), e a canção “To Know You Is to Love You”, de 1973, produzida por Stevie Wonder.
Em 1988, ele gravou “When Love Comes To Town” para o disco do U2 Rattle and Hum. Bono depois lembrou uma história das sessões de estúdio: “Quando estávamos trabalhando, estávamos mostrando a ele os acordes e ele disse: ‘Senhores, não faço acordes. Faço isso [referindo-se a seu estilo de solar]’. Há uma lição naquilo. Ele é, como Keith Richards descreve, um perito.”
Em 1991, o B.B. King’s Blues Club abriu em Memphis. Em pouco tempo, ele teria clubes por todo o país. Ele continuou tendo sucesso comercial até mais tarde em sua carreira. Em 2000, Riding With the King, álbum gravado com Eric Clapton, chegou ao topo das paradas norte-americanas de blues e vendeu mais de 2 milhões de cópias.
King era também um entretenedor fora do palco, frequentemente fazendo encontros, no quais ele conversava com os fãs e “crianças da guitarra”, como ele os chamava, por horas. Ele também era ávido leitor e entusiasta da internet que uma vez ensinou um jovem repórter como transferir vinil para mp3. “Deus, não sei como eu vivia sem isso!”, disse ele sobre o computador.
“Estou mais lento”, disse ele à RS EUA em 2013. “Conforme você fica mais mais velho, seus dedos às vezes incham. Mas eu faltei 18 dias em 65 anos. Alguns caras simplesmente escapam. Nunca fiz isso. Se tenho um show agendado, vou lá e toco.
Ele acrescentou: “As plateias me tratam pelo meu último nome. Quando subo ao palco as pessoas normalmente ficam de pé, sendo que eu nunca pedi isso a eles, mas eles fazem. Eles se levantam e não sabem o quanto eu gosto disso.”