Banda precisou correr para se adequar às normas da 57ª edição do prêmio
Logo depois de U2, Interscope Records e Apple disponibilizaram o mais recente disco da banda, Songs of Innocence, de forma gratuita para 500 milhões de consumidores do iTunes, um porta-voz do Grammy afirmou que o álbum não estaria disponível para disputar a maior premiação da música caso não estivesse disponível para compra até o dia 30 de setembro – ou seja, nesta terça-feira.
Galeria: dez maneiras inusitadas de se lançar um disco.
Com a data se aproximando, o U2 enviou uma limitada quantidade de cópias em vinil de Songs of Innocence para algumas lojas que disponibilizaram para venda ainda nesta terça-feira, 30. As informações são da Rolling Stone EUA.
O porta-voz do Grammy contou à RS EUA que, partindo do princípio de que o disco estará disponível para compra no dia determinado – ou seja, nesta terça –, a banda poderá ser indicada na disputa da 57ª premiação do Grammy, que será realizada no dia 8 de fevereiro de 2015. “Desde que o disco esteja disponível comercialmente, seja em CD, vinil ou digital, em lojas ou site reconhecido, ele poderá ser considerado.”
U2: um guia faixa a faixa de Songs of Innocence.
A banda lançará uma versão de luxo de Songs of Innocence, com quatro novas faixas adicionais, em 14 de outubro, duas semanas após o fim da elegibilidade para o Grammy. Não está claro, contudo, se a ideia já era distribuir a versão limitada do álbum em vinil desde o início ou se foi uma reação ao que foi decidido pelo Grammy, que estabeleceu uma data máxima de lançamento para que seja possível disputá-lo.
A banda trabalhou em Songs of Innocence ao longo de dois anos com Danger Mouse, antes de convocar Flood, colaborador desde The Joshua Tree (1987), e os produtores de Adele, Paul Epworth e Ryan Tedder. Para começar, o grupo foi atrás das raízes musicais, buscando o punk, o glam e o post-punk, com ícones como David Bowie, Joy Division, Clash e Ramones. Gravaram, então, 10 faixas.
Exclusivo: Bono revela os segredos por trás do lançamento surpresa do disco do U2.
“Nós queríamos fazer um disco bastante pessoal”, disse Bono à Rolling Stone EUA na época do lançamento do álbum.“Vamos tentar entender o motivo pelo qual queríamos estar em uma banda, os relacionamentos ao redor da banda, nossas amizades, nossos amores, nossa família. Todo o disco é sobre essas primeiras jornadas – primeiras viagens geograficamente falando, espiritual, sexual. E é difícil. Mas nós conseguimos passar por isso.”
O U2 ainda planeja lançar um outro disco chamado Songs of Experience, mas ainda não relevou uma data concreta para isso. Por enquanto, o grupo começa a pensar em uma forma de levar o álbum para a estrada. “A turnê ainda está no estágio de planejamento, então ainda é muito difícil descrever como será”, disse The Edge. “Eu acho que começará pequena. Nós certamente não vamos conseguir fazer algo maior do que fizemos na nossa turnê anterior.”