Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Vendas físicas são superadas pelas de formato digital pela primeira vez

A cantora Adele foi a mais bem-sucedida em 2011, com mais de 1,8 milhão de downloads vendidos

Matthew Perpetua Publicado em 07/01/2012, às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
1 - Adele - Rolling in the Deep - AP
1 - Adele - Rolling in the Deep - AP

As vendas de música pela internet representaram 50,3% do mercado mundial em 2011, fazendo com que, pela primeira vez, o formato digital superasse o físico em número de vendas. De acordo com dados publicados pelo Nielsen SoundScan, as vendas digitais subiram 8,4% desde 2010, enquanto as vendas físicas diminuíram em 5%.

Adele, a artista mais vendida em 2011, foi também a artista digital de maior sucesso, com o seu álbum 21 rendendo 1,8 milhão de cópias vendidas pela internet e com os singles "Rolling in the Deep" e "Someone Like You" obtendo 5,8 milhões e 3,75 milhões de downloads, respectivamente.

Outros artistas que venderam muito no formato digital são Lady Gaga (cujo disco Born This Way conseguiu um aumento considerável nas vendas devido a um grande desconto no site Amazon, em sua semana de lançamento); Mumford & Sons; Watch the Throne, de Jay-Z e Kanye West; Lil Wayne e Coldplay.

Numa escala maior, os consumidores de música digital favorecem gêneros como o do rock e da música alternativa, com o rock totlaizando 38,6 milhões em vendas digitais; trabalhos classificados como alternativos - uma designação meio vaga - contabilizaram 24,6 milhões de álbuns digitais. R&B foi o terceiro gênero mais popular, seguido por rap, metal e country. Sem surpresas, o pop representa a maior parte das vendas digitais, com 24% do total de mercado, seguido pelo rock com 22,9% e R&B/hip-hop com 20,6%.