O inseto pode dizimar colmeias inteiras de abelhas e até matar seres humanos
Apicultores norte-americanos do estado de Washington registraram pela primeira vez a presença de vespas gigantes asiáticas, também conhecidas como vespas assassinas, no território dos Estados Unidos.
Jenni Cena, bióloga do Departamento de Agricultura do Estado de Washington, confirmou a morte de 30 a 50 pessoas no Japão e alertou sobre a capacidade dos insetos de dizimarem colmeias inteiras de abelhas em poucas horas.
+++ LEIA MAIS: As abelhas de Flea: baixista do Red Hot Chili Peppers se torna apicultor
“Com menos de 30 [vespas gigantes], é possível dizimar uma colmeia inteira em questão de horas”, disse a especialista.
Podendo chegar a 5 centímetros de comprimento, o ferrão da vespa é maior do que o normal e pode perfurar até mesmo as roupas de proteção dos apicultores. Além disso, o apelido da vespa também faz referência à toxina capaz de matar seres humanos que forem picados inúmeras vezes, mesmo aqueles que não possuem alergia.
Contudo, os insetos só atacam quando sentem alguma ameaça. Por isso, as autoridades lançaram um aplicativo para encontrar as vespas e montar armadilhas para capturá-las, além de alertarem os cidadãos para chamarem especialistas quando encontrarem o inseto.
Chris Looney, entomologista do Departamento de Agricultura de Washigton, declarou: : “Não tente tirar as vespas sozinho se as vir. […] Se você encontrá-las, fuja e chame-nos!”.
+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL