Filme levou quatro prêmios, inclusive de melhor ficção, na cerimônia realizada na última terça, 5; veja todos os vencedores
Na cerimônia oficial de encerramento do Festival do Rio de 2010, realizada na última terça, 5, o grande nome da noite foi o filme Vips, dirigido por Toniko Melo e protagonizado por Wagner Moura. A produção faturou quatro prêmios.
O júri oficial, formado por Bruna Lombardi, Jorge Sanchez, Léo Monteiro de Barros, além de seu presidente, Gustavo Dahl, considerou a obra o melhor longa-metragem de ficção. Além disso, os atores Wagner Moura, Jorge D'Elia e Gisele Fróes foram premiados nas categorias de melhor ator, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante, respectivamente.
Vips, que fez sua estreia no Festival, é baseado no livro VIPs - Histórias Reais de Um Mentiroso, de Mariana Caltabiano. Ele narra a história real do golpista Marcelo do Nascimento, que se passa por várias pessoas diferentes e chega até a se tornar piloto do narcotráfico para realizar seus sonhos, até que é pego em uma das farsas e acaba preso. No final do mês passado, um primeiro teaser do filme foi divulgado (assista aqui).
Outros troféus importantes da noite foram entregues ao cineasta Charly Braun, pela direção de Além da Estrada; para a documentarista Flávia Castro, pelo seu trabalho em Diário de uma Busca; à Karine Teles, atriz principal de Riscado, e Geral, de Anna Azevedo, que recebeu o prêmio especial do júri.
O chamado Trofeu Redentor entregue pelo corpo de jurados do Festival é concedido em 11 categorias. Além desses prêmios, existem ainda mais três de voto popular, um especial do júri e o Trofeu Novos Rumos. Veja abaixo todos os vencedores.
Festival do Rio 2010
Curta-metragem - voto popular
Um outro ensaio, de Natara Ney
Curta-metragem - júri
Vento, de Marcio Salem
Prêmio especial do júri
Geral, de Anna Azevedo
Mostra Novos Rumos
Paranã-Puca, Onde o Mar se Arrebenta, de Jura Capela
Melhor atriz coadjuvante
Gisele Fróes, Vips
Melhor ator coadjuvante
Jorge D'elia, Vips
Melhor roteiro
Marcelo Laffitte, Elvis & Madonna
Melhor montagem (edição)
Boca do lixo, por Vânia Debs
Melhor fotografia
Boca do lixo, por Adrian Terrido
Melhor documentário - voto popular
Positivas, de Susanna Lira
Melhor documentário - júri
Diário de uma busca, de Flávia Castro
Melhor atriz
Karine Teles, por Riscado
Melhor ator
Wagner Moura, por Vips
Melhor direção
Charly Braun, por Além da estrada
Melhor ficção - voto popular
O senhor do labirinto, de Geraldo Motta e Gisella de Mello
Melhor ficção - júri
Vips, de Toniko Melo