Dona María Salud Ramírez Caballero foi retratada como Mamá Coco na animação da Pixar, em 2017
A mulher que inspirou a personagem Mamá Coco (Abuelita) do filme Viva - A Vida É uma Festa (2017), produzido pelos estúdios Pixar e vencedor do Oscar de Melhor Animação, faleceu no domingo. As informações foram confirmadas por Roberto Monroy, secretário de Turismo de Michoacá, México, à imprensa.
Lamento profundamente o falecimento de Dona María Salud Ramírez Caballero, Mamá Coco. Uma mulher incansável e exemplo de vida, que foi inspiração para este amado personagem que deu a volta ao mundo.
Segundo a imprensa local, Dona María completou 109 anos em setembro e faleceu em sua cidade natal de Santa Fé de la Laguna, famosa pela celebração tradicional do Dia dos Mortos. Após o sucesso do filme, que retrata a festividade mexicana, a idosa virou uma celebridade e vários turistas pediam fotos com Dona María.
Viva - A Vida É uma Festa conta a história de Miguel, um jovem mexicano que sonha em se tornar músico talentoso como seu ídolo Ernesto de la Cruz, apesar de a música ter sido banida de sua família.
Desesperado para provar seu talento, Miguel se encontra na deslumbrante e colorida Terra dos Mortos e lá conhece o charmoso malandro Héctor. Os dois novos amigos embarcam em uma jornada extraordinária para desvendar a verdadeira história por trás da história da família de Miguel.