VMA 2018: Madonna é chamada para homenagear Aretha Franklin, mas faz discurso sobre a própria trajetória
Ela relembrou a Rainha do Soul, que morreu recentemente, com uma longa e estranha fala antes de anunciar o vencedor da categoria Clipe do Ano
ROLLING STONE EUA
ATUALIZAÇÃO
Madonna publicou no Instagram, na última terça, 21, uma foto ao lado de Camila Cabello, acompanhada de uma legenda em que parabenizava a cantora por vencer nas categorias de Artista do Ano e Clipe do Ano, além de aproveitar a deixa para esclarecer seu polêmico discurso.
De acordo com a publicação, ela havia sido chamada para “apresentar o vencedor da categoria Clipe do Ano”, e de última hora pediram para que ela compartilhasse “alguma história relacionada à Aretha Franklin que eu tivesse. Contei parte da minha trajetória e a agradeci por ter me inspirado ao longo do caminho. Não era para ser um tributo! Seria impossível fazer isso em dois minutos.”
Veja o post abaixo.
A post shared by Madonna (@madonna) on
FIM DA ATUALIZAÇÃO
Na noite da última segunda, 20, aconteceu a edição de 2018 do MTV VMA. Madonna, que recentemente completou 60 anos, subiu ao palco para anunciar o vencedor da categoria Clipe do Ano, e também fazer um tributo um tanto quanto estranho a Aretha Franklin, que morreu no último dia 16, devido a um câncer no pâncreas.
Após um breve vídeo de Aretha cantando “I Say a Little Prayer”, Madonna iniciou seu discurso com as palavras “Aretha Louise Franklin mudou o rumo da minha vida”. O que veio a seguir foi uma longa, confusa e muito criticada fala sobre a própria trajetória como cantora, que pouco tinha a ver com a Rainha do Soul (que deveria estar sendo homenageada), a não ser pelo momento em que relembrou uma audição na qual apresentou “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman”.
Essa apresentação em questão a levou para Paris, depois de volta para os Estados Unidos até que, finalmente, Madonna voltou para Aretha. Ela disse então: “Vocês devem estar se perguntando por que contei toda essa história”, e não estava errada. “Meu sucesso nunca teria acontecido se não fosse por ela. Foi ela quem me fez chegar onde estou. E sei que ela influenciou muitas pessoas que estão aqui hoje. Obrigada, Aretha, por empoderar todas nós. Vida longa à Rainha.”
Em seguida, ela chamou Camila Cabello para receber o prêmio de Melhor Clipe, por “Havana”.
Assista a uma parte do discurso abaixo.
People are upset about Madonna’s Aretha Franklin tribute at the VMA’s ‘cos it was basically all about her and not Aretha. Whatchu think? Here’s a snippet
Video credit @TheRaroLaepic.twitter.com/9loUPGTG24
— Kenzy Vinco (@KenzyVinco) August 21, 2018