Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

BTS ganha prêmio controverso de categoria exclusiva do K-Pop no VMA 2019

O grupo sul-coreano não compareceu à cerimônia

Redação Publicado em 27/08/2019, às 12h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Apresentação do BTS (Foto: Chris Pizzello/ AP).
Apresentação do BTS (Foto: Chris Pizzello/ AP).

Como já era esperado, o BTS, uma das boy bands mais populares do mundo, venceu o prêmio inaugural de melhor grupo de K-pop com a música “Boy With Luv” no MTV VMA 2019. Porém o septeto não compareceu à cerimônia para aceitar a estatueta.

Enquanto a nova categoria, que estreou esse ano, parece ser um reconhecimento da popularidade da música coreana na cultura pop estadunidense, os adeptos desse gênero musical protestaram contra essa criação. Para eles, a categoria é um tanto quanto suspeita e chega a ser quase racista.

+++Leia mais: VMA 2019: Billie Eilish, Ariana Grande e Taylor Swift são as grandes vencedoras da noite

Nenhum dos artistas sul-coreanos que concorriam ao prêmio, nem mesmo o próprio BTS, foram indicados para prêmios de maior relevância como Clipe do Ano e Artista do Ano (o BTS foi indicado para Melhor Colaboração (com a Halsey), Melhor Direção de Arte e Melhor Coreografia).

As razões que causaram a controvérsia são bem evidentes. As conquistas do BTS se equiparam ou já superaram vários indicados estadunidense, canadenses e australianos, que não foram exilados por uma categoria baseada única e exclusivamente na nacionalidade.

Por exemplo, o septeto já vendeu mais que os Jonas Brothers, indicados para Artista do Ano, e é o primeiro grupo desde os Beatles a ter três discos no primeiro lugar das paradas da Billboard em um período de 12 meses.

+++Leia mais: VMA 2019: John Travolta confunde drag queen com Taylor Swift e quase entrega prêmio para a artista errada

Quando a categoria de K-pop no VMA foi anunciada em julho, muitos fãs apontaram que a inclusão do prêmio parecia na verdade uma exclusão, enquanto ainda tentava agradar as legiões de aficcionados por essa vertente do pop.

A MTV sabia das críticas que foram feitas. Há uma semana da cerimônia, a emissora anunciou três novos troféus para serem votados por fãs: Melhor Hino, Música do Verão e Melhor Grupo. Os fãs, porém, não gostaram da manobra, pois as categorias decididas por votação popular não têm o mesmo prestígio como prêmios votados por críticos e outros artistas.

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos