Walter White só usava o chapéu icônico por um motivo bem prático; entenda

Acessório faz referência a filme clássico dos anos 1970

Redação

Bryan Cranston em Breaking Bad (Foto: Reprodução AMC)
Bryan Cranston em Breaking Bad (Foto: Reprodução AMC)

Praticamente todos elementos de Breaking Bad fizeram a série se tornar uma das mais icônicas e queridas de toda história de Hollywood. O chapéu usado por Walter White, interpretado por Bryan Cranston, quando assumia a persona de Heisenberg foi um dos fatores mais marcantes do todo seriado – e o motivo par ao personagem usar era bem prático, não estético ou narrativo. A informação é do Cheat Sheet.

Heisenberg não é o único na cultura pop a usar o chapéu de estilo pork pie. O acessório era bastante relacionado ao jazz e foi usado bastante, de acordo com o site, nos anos 1930 e 40, durante a Grande Depressão dos Estados Unidos. A peça acabou por sair de moda, mas continuava bastante popular graças a essas conexões.

+++LEIA MAIS: Como Cobra Kai deixou de ser ‘só um spinoff’ e saiu da obscuridade para o topo da Netflix?

O chapéu do personagem também faz referência ao detetive Popeye Doyle (interpretado por Gene Hackman), da série clássica de filme Operação França, dos anos 1970. Inclusive, a quarta temporada de Breaking Bad faz uma referência à produção, quando cita que Doyle nunca prende o traficante que persegue, assim como Hank nunca consegue deter o cunhado Walter White.

Como surgiu a ideia de Heisenberg usar o chapéu?

Após Walter White começar o tratamento contra o câncer no pulmão, ele começa a perder os cabelos e acaba por raspar a cabeça. Como a série era filmada em um deserto escaldante de Albuquerque e para proteger a careca de Bryan Cranston, segundo o Cheat Sheet, a equipe de figurino teve a ideia de vesti-lo com um chapéu.

Originalmente, o acessório não deveria ser uma marca registrada do alter ego de White, mas foi exatamente isso o que se tornou. A peça aparece pela primeira vez em “A No Rough Stuff Type Deal“, 7° episódio da 1ª temporada da série. Nesse mesmo capítulo, nós podemos ter o primeiro vislumbre da metanfetamina azul de Heisenberg.

+++LEIA MAIS: Akon criará ‘Wakanda da vida real’ no Senegal com 800 hectares e energia solar: entenda os planos para a ‘Akon City’

Além do chapéu ser bastante querido pelos fãs, o acessório foi bastante marcante para Cranston, que o guardou como lembrança de Breaking Bad, assim como os óculos escuros da persona. “Esse é meu bem precioso”, disse o ator em entrevista à Entertainment Weekly.


+++ DESAFIO! FREJAT ESCOLHE OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO 

TAGS: A No Rough Stuff Type Deal, albuquerque, Breaking Bad, Bryan Cranston, câncer, chapéu, deserto, entretenimento, figurino, gene hackman, heisenberg, icônico, motivo, notícia, Operação França, Popeye Doyle, pork pie, prático, produção, pulmão, seriado, série, sol, tv, usar, walter white