Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, admitiu como cometeu um erro em Doutor Estranho
Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, comentou o caso de whitewashing envolvendo a escolha de elenco de Tilda Swinton em DoutorEstranho (2016). A atriz branca foi escalada para o papel de Anciã, originalmente um homem asiático nos quadrinhos. "Pensávamos estar sendo tão espertos, tão ousados," disse Feige em entrevista à Men's Health. As informações são do IndieWire.
A prática de whitewashing no cinema pode ser explicada como a substituição de atores de diversas etnias por profissionais brancos. O presidente da Marvel ainda adicionou: "Não queríamos perpetuar o clichê do homem asiático idoso e sábio. Mas serviu como alerta para pensar, 'Bom, espere um pouco, não existe outra maneira de resolver? Há como, ao mesmo tempo, não cair no clichê e escalar um ator asiático?' A resposta era, claro, sim."
+++LEIA MAIS: Kevin Feige nega retorno de Chris Evans como Capitão América
Scott Derrickson, diretor envolvido com a escolha do elenco, defendeu a atitude em 2016. No mesmo ano, Tilda Swinton deu uma entrevista ao IndieWire, na qual disse: "Scott tomou a decisão com Kevin Feige e toda a equipe. [...] Mudaram o personagem para não perpetuar estereótipos raciais."
Derrickson tentou justificar a escolha, disse como "realmente sentiu que estava contribuindo para um clichê ruim," em entrevista ao The Daily Beast. No começo, queria escalar uma mulher asiática, mas teve medo de parecer muito a "Mulher Dragão," outro estereótipo de mulheres sexualmente atraentes, dominadoras e enganosas.
+++LEIA MAIS: Algumas séries do MCU terão mais de uma temporada, segundo Kevin Feige
Para Swinton, quando o público assistisse à performance em DoutorEstranho, entenderiam a mudança no personagem. A atriz retornou ao papel de Anciã em Vingadores:Ultimato (2019).
+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONTÂNEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL