Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Yasiin Bey, antes conhecido como Mos Def, se submete a alimentação forçada dos prisioneiros de Guantánamo

Rapper registrou a cena com o objetivo de chamar atenção para a situação de cem prisioneiros em greve de fome

Redação Publicado em 08/07/2013, às 16h02 - Atualizado às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mos Def , Yasiin Bey - Reprodução/vídeo
Mos Def , Yasiin Bey - Reprodução/vídeo

Yasiin Bey, o ator e rapper anteriormente conhecido como Mos Def, se submeteu ao processo padrão a que são submetidos os prisioneiros de Guantánamo que fazem greve de fome e registrou tudo em um vídeo postado pelo jornal The Guardian.

O rapper participou voluntariamente do procedimento para chamar atenção para a alimentação forçada de cem prisioneiros de Guantánamo que participam de uma greve de fome iniciada em fevereiro. Um documento de 30 páginas chamado “Procedimento Operacional Padrão: Gerência de Medicina de detentos em greve de fome”, obtido pela Al Jazeera, detalha a ação que inclui a contenção de pés e mãos e a inserção de um tubo no nariz do prisioneiro. O número de detentos que protestam contra sua situação indefinida, em os devidos processos, é atualmente de 106 - ou seja, a maioria dos 166 que a Casa Branca afirma estarem na controversa prisão.

O Ramadã, o mês sagrado islâmico, durante o qual os muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr do sol, começa nesta segunda, 8. Quatro prisioneiros entraram com ação para tentar impedir a alimentação forçada no período.

Veja o vídeo (contém cenas fortes):