Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Inteligência Artificial

YouTube lança recurso de IA capaz de reproduzir voz de artistas

Ainda em fase experimental, ferramenta inclui vozes de Demi Lovato, Charli XCX, John Legend, Troye Sivan, entre outros

Demi Lovato, John Legend e Charli XCX (Fotos: Getty Images)
Demi Lovato, John Legend e Charli XCX (Fotos: Getty Images)

O YouTube está lançando uma nova ferramenta — a princípio para usuários selecionados — que permite usar inteligência artificial para reproduzir as vozes de diversos artistas da música. O projeto, chamado Dream Track. O recurso permite aos usuários fazer uma solicitação de uma música descrevendo qualidades como o clima ou o conceito da música, e a IA gerará a música. 

Na primeira fase do programa nove artistas estão incluídos: Demi Lovato, Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, John Legend, Sia, T-Pain, Troye Sivan e Papoose. As músicas feitas com as vozes das estrelas podem ter até 30 segundos.

+++LEIA MAIS: Bad Bunny reage à música viral criada com IA: “Se gostam, não são meus amigos”

O chefe global de música do YouTube, Lyon Cohen e o vice-presidente de experiências emergentes e comunidade, Toni Reid, descreveram o Dream Track como “um experimento projetado para ajudar a explorar como a tecnologia poderia ser usada para criar conexões mais profundas entre artistas e criadores e, em última análise, seus fãs.”

“Combinados, esses experimentos exploram o potencial dos recursos de IA para ajudar artistas e criadores a ampliar sua imaginação e aumentar seus processos criativos”, escreveram Cohen e Reid. “E, por sua vez, os fãs poderão se conectar com os criativos que amam de novas maneiras, aproximando-os por meio de ferramentas e experiências interativas. Tudo isso nos ajudará a iterar e aprimorar a tecnologia, informando as aplicações para o futuro.”

+++LEIA MAIS: Membro do ABBA discute uso de IA em meio a turnê com avatares virtuais