Zoë Saldaña volta a comentar tuítes de Karla Sofía Gascón: 'Já falei o suficiente'
As publicações problemáticas da atriz espanhola ganharam tal proporção que a Netflix a afastou da campanha pelo Oscar, o filme recebeu 13 indicações
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)
Publicado em 06/02/2025, às 14h10
Os polêmicos tuítes com teor racista e xenofóbico da protagonista de Emília Perez (2024), Karla Sofía Gascón, ainda não foram esquecidos. A atriz Zoë Saldaña, que contracena com ela, voltou a falar sobre as publicações durante entrevista podcast Awards Circuit da Variety.
“Estou triste. Vez após vez, essa é a palavra porque esse é o sentimento que vive no meu peito desde que tudo aconteceu”, disse a atriz estadunidense. “Também estou decepcionada. Não posso falar pelas ações de outras pessoas. Tudo o que posso atestar é minha experiência, e nunca em um milhão de anos eu acreditei que estaríamos aqui”.
Ao ser questionada sobre já ter falado com a colega desde que as publicações foram expostas, Saldaña disse apenas que sente "que já falei o suficiente sobre isso... Não é algo que temos que descobrir imediatamente," mas fez questão de ressaltar que não concorda com as mensagens transmitidas por Gascón.
Não apoio nenhuma retórica negativa de racismo e intolerância em relação a nenhum grupo de pessoas. É isso que eu quero defender.
A atriz ainda se mostrou orgulhosa pelo resultado do filme, que conseguiu 13 indicações no Oscar: “Eu não fui criada para ter qualquer julgamento negativo em relação a pessoas de qualquer grupo em qualquer comunidade”, ela explicou. “Enquanto sou essa pessoa, ainda posso defender um conjunto de trabalhos dos quais posso me orgulhar.”
Relembre o caso
Há algumas semanas, uma série de publicações feitas por Karla Sofía Gascón no X — antigo Twitter — foram expostas. Nas postagens, a atriz escreveu mensagens odiosas sobre muçulmanos, além de se referir de maneira polêmica ao assassinato de George Floyd em 2020. Ela também criticou a diversidade entre os vencedores do Oscar.
Na última semana, a atriz deu uma entrevista à CNN Espanha revelando ter recebido ameaças de morte e abuso após a exposição de suas publicações n ainternet. Após a repercussão do caso, ela foi afastada da campanha do filme pela Netflix, segundo informações do The Hollywood Reporter.
+++LEIA MAIS: Karla Sofía Gascón diz estar sendo 'massacrada como se fosse um monstro'