Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

'Acabam me culpando por tudo', diz Bolsonaro sobre alta do preço da gasolina e gás

Em conversa com apoiadores, Bolsonaro justificou a alta do preço da gasolina e gás pela composição dos valores

Redação Publicado em 25/08/2021, às 09h47 - Atualizado às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro mexe em máscara durante visita a São Paulo em agosto de 2020 (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)
Jair Bolsonaro mexe em máscara durante visita a São Paulo em agosto de 2020 (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) falou na terça, 24, sobre o preço da gasolina e gás, que nas últimas semanas subiu nos estados brasileiros. Segundo o presidente, os valores estão “baratos”.

Conforme noticiado pela CNN, Bolsonaro fez as declarações em conversa com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada, em Brasília. Além de justificar os preços dos produtos, o presidente reclamou de ser considerado “culpado” pela situação.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro culpa governadores por alta na inflação: 'Política de fique em casa e economia vemos depois’

“A gasolina tá barata, o gás de cozinha tá barato. O pessoal tem que entender a composição do preço. Acabam me culpando por tudo o que acontece no Brasil,” afirmou o presidente da República.

Segundo reportagem da CNN, ao longo de 2021, o preço da gasolina aumentou 51%, com chance de subir ainda mais nos próximos meses. O valor do petróleo, a cotação do dólar e a inflação são algumas das principais causas.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro é alvo de um processo a cada 6 dias, diz site

Em outro momento da declaração, Bolsonaro comentou sobre a crise hídrica que afeta o Brasil e causa o aumento da conta de luz, assim como alta da inflação. O presidente afirmou que os anos de seu mandato foram ficando mais difíceis, principalmente com a pandemia de covid-19 e a crise nos reservatórios:

“Veio uma geada e estamos na maior crise hidrológica dos últimos 91 anos. Nunca se viu uma seca como essa. Parece que estou sendo testado. Os reservatórios foram lá embaixo. Eu fui obrigado a colocar a bandeira vermelha para poder pagar a geração de energia mais cara que tem, que é a de termelétricas,” afirmou.

+++LEIA MAIS: Impeachment de Bolsonaro 'já poderia ter acontecido', diz Lula

Sugestões de Bolsonaro para diminuir preço do gás

Recentemente, Bolsonaro falou em “trabalho comunitário” para baixar o valor do botijão de gás — e na terça, 25, argumentou que governadores deveriam zerar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No entanto, segundo explicado pelo Globo, o imposto é a principal fonte de renda dos estados.

“O governo federal, eu fiz a minha parte. Zerei o imposto do gás. Falta agora o governador de Alagoas, e de outros estados, zerar também o imposto estadual, que chama ICMS, do gás de cozinha. É a mesma coisa a questão do combustível,” explicou em entrevista à Rádio Farol.

+++LEIA MAIS: Oposição protocola 'superpedido' de impeachment contra Bolsonaro; entenda


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!