Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Apoiadores de Bolsonaro tentam invadir Ministério da Saúde; assista ao vídeo

Após atos pró-governo e ameaças de Jair Bolsonaro, apoiadores tentaram invadir Ministério da Saúde nesta quarta, 8

Redação Publicado em 08/09/2021, às 13h06 - Atualizado às 13h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro tenta invadir Ministério da Saúde nesta quarta, 8 (Foto: Reprodução)
Grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro tenta invadir Ministério da Saúde nesta quarta, 8 (Foto: Reprodução)

Um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou invadir a sede do Ministério da Saúde, em Brasília, nesta quarta, 8. A ação aconteceu um dia após atos pró-governo e ameaças de golpe do presidente contra o STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo a Folha de S. Paulo, imagens do momento em que o grupo tenta invadir o Ministério foram divulgadas pelo site Metrópoles. No vídeo, os apoiadores avançam sobre portas e vidros do local. Na tentativa de evitar a invasão, a entrada do Ministério foi fechada com grades.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a fazer ameaças golpistas ao STF e diz que 'só sai morto' da Presidência

Um dos profissionais do Ministério testemunhou a tentativa de invasão, e afirmou que o grupo tentou agredir as equipes de imprensa que estavam posicionadas em frente ao prédio da pasta. O Ministério da Saúde não se manifestou sobre o ocorrido.


Manifestações de 7 de setembro

Em 7 de setembro, dia da Independência, Jair Bolsonaro convocou atos por todo o país pró-governo federal. O presidente marcou presença nas manifestações realizadas em Brasília e São Paulo, e deu diversas ameaças de golpes contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

+++LEIA MAIS: Presidente do Senado cancela sessões após ameaças golpistas de Bolsonaro

Em frente ao Congresso, em Brasília, Bolsonaro ameaçou o presidente do Supremo, Luiz Fux: "Ou o chefe desse Poder [Fux] enquadra o seu [ministro] ou esse Poder pode sofrer aquilo que nós não queremos". Em seguida, afirmou: "Nós todos aqui na Praça dos Três Poderes juramos respeitar a nossa Constituição. Quem age fora dela se enquadra ou pede para sair."

Segundo a Folha de S. Paulo, o ato pró-Jair Bolsonaro realizado em Brasília se dispersou após as falas do presidente, mas diversos apoiadores seguiram acampados na Esplanada dos Ministérios.

+++LEIA MAIS: Mourão comenta impeachment após manifestações pró-Bolsonaro: 'Não há clima'

Além disso, caminhões e carros de manifestantes romperam o bloqueio da polícia na segunda, 6, e invadiram a Esplanada dos Ministérios — onde muitos seguem até esta quarta, 8 de setembro.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!