Candidato à Presidência, Jair Bolsonaro, participou de entrevista no Jornal Nacional com William Bonner e Renata Vasconcellos
O presidente Jair Bolsonaro participou na noite desta segunda-feira, 22, da entrevista realizada pelo Jornal Nacional e os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos. Em uma conversa de 40 minutos, Bolsonaro, candidato a presidente da República, falou sobre seus ataques ao TSE, questões relacionadas a pandemia e economia.
A primeira pergunta de Bonner foi relacionada aos ataques realizados pelo presidente contra o TSE e a sua postura diante do resultado das urnas.
"Eu respeito o resultado das urnas caso as eleições forem limpas", disse o candidato.
Bonner também menciona sobre a declaração do candidato direcionada ao presidente do STF, Alexandre de Moraes, em que ele teria o chamado de "canalha" e "filho da p*". Bolsonaro negou a acusação e afirmou que nunca xingou Moraes.
Durante a entrevista, os apresentadores também abordaram questões da pandemia do Covid-19 e Bolsonaro afirmou que o lockdown prejudicava o combate à doença e que teria sido a causa da queda da economia do país este ano.
Entre outros assuntos discutidos, Bolsonaro chegou a afirmar que as queimadas da Amazônia eram causadas pelos próprios agentes do Ibama.
Renata Vasconcellos questionou o candidato sobre seu critério de escolha para Ministros. A apresentadora se referiu a exoneração de Milton Ribeiro após suspeita de pagamento de propina para dois pastores.
Bolsonaro afirmou que não considerava aquilo um "escândalo" e que se surpreendeu com as atitudes de pessoas escolhidas para cargo.
Para a série de conversas, a Globo convidou os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa divulgada pelo Datafolha divulgada em 28 de julho. Entre eles estão Ciro Gomes (PDT) que será recebido na terça-feira,23, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quinta-feira e Simone Tebet (MDB), na sexta-feira. A ordem foi escolhida com sorteio.
Em 2018, a ida do presidente Jair Bolsonaro ao Jornal Nacional ficou marcada por situações em que o candidato falou sobre o divórcio dos apresentadores Willian Bonner e FátimaBernardes, comentou sobre o salário de Renata Vasconcellos e afirmou que o "kit gay" estava sendo distribuídos nas escolas.