Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Política / O que é 'brat'?

'Brat': Como o meme musical aproxima Kamala Harris da nova geração

Vice-presidente ganha apelido de Charli XCX. Por que este apoio é tão importante?

Imagem: Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, recentemente ganhou um novo apelido que está viralizando nas redes sociais. A cantora pop britânica Charli XCX, no domingo (21), chamou Kamala de brat em uma publicação, o que transformou a vice em um meme entre os jovens.

O termo brat, que pode ser traduzido livremente como "pirralha", mas foi usado de forma carinhosa, para refletir um lado mais descontraído e acessível de Kamala Harris. Neste caso, a definição é mais subjetiva, e brat é um conceito. E a repercussão da publicação foi imediata, com milhares de compartilhamentos e comentários.

Charli XCX, conhecida por sua influência na cultura pop e nas redes sociais, recentemente lançou um álbum denominado da mesma forma: brat. Palavra que denomina a cultura e a estética criada pela artista. 

Essa nova imagem de Harris pode ser uma estratégia eficiente para conectá-la com uma geração mais nova de eleitores, que muitas vezes se sente distante das figuras políticas tradicionais. A expectativa é que, caso a vice seja confirmada como candidata dos democratas, ela consiga atrair muitos votos da Geração Z, que historicamente tende a apoiar o Partido Democrata.

Se tornar um ‘viral’ com meme nas redes sociais destaca a importância das plataformas digitais na política contemporânea. Ao ser vista como brat, Kamala Harris não apenas se torna mais próxima do público, mas também consegue engajar com possíveis novos eleitores.

‘Brat’ de Charli XCX

Maços de cigarro, ketamina, mensagens de texto, fama, auto-estima, redes sociais e after parties: é num clube suarento que se passa o sexto álbum de estúdio de Charli XCX, britânica que "quebrou a internet" com o lançamento. O disco funciona como um retorno às raves ilegais onde Charli começou a performar quando ainda tinha quatorze anos. 

Evocando um alter-ego chamado Party Girl (garota de festa), através de quinze músicas, o álbum oferece letras conflituosas sem réguas morais que tem assolado a cultura popular contemporânea.

Com o lançamento, Charli conseguiu ultrapassar as barreiras da sua bolha, e atingiu a internet - em especial o X (antigo Twitter) - com força. Para os internautas, Brat é algo para ser, e para pertencer, uma estética que agradou muitos e que gerou tendências de estilo e comportamento.

“A cor verde está mais popular do que nunca na moda atualmente.”
"Isso é impulsionado principalmente pelo icônico álbum verde 'brat'  de Charli xcx."