Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA
Ao atacar pessoas transgênero, congressista republicano as comparou a heróis da saga da Marvel - e acabou se desculpando depois
Redação
Publicado em 11/04/2023, às 10h39Um deputado conservador do estado da Flórida, nos Estados Unidos, comparou a população transgênero aos mutantes da série X-Men. A declaração foi feita pelo político do partido republicano Webster Barnaby, de 63 anos, na segunda-feira (10).
Barbaby promoveu o discurso de ódio em um debate sobre o projeto de lei 1521 do estado da Flórida, que visa criminalizar o uso de banheiros públicos por pessoas trans. Em sua declaração, o congressista definiu-se como um 'orgulhoso homem conservador' e comparou a população transgênero a 'mutantes vivendo entre nós no planeta Terra', além de 'demônios e impuros'.
+++ LEIA MAIS: Diretores querem filme de X-Men ‘para maiores’ e ‘totalmente LGBTQ+’
"Eu olho para a sociedade hoje e parece que estou vendo um filme dos X-Men. Quando você assiste aos filmes dos X-Men ou lê os quadrinhos da Marvel, é como se tivéssemos mutantes vivendo entre nós no planeta Terra. Algumas pessoas pessoas não gostam [que diga isso], mas são fatos: temos pessoas vivendo entre nós no planeta Terra, que estão felizes em apresentar-se como mutantes de outro planeta. Esse é o planeta Terra, onde Deus criou o homem, macho, e a mulher, fêmea", disse o congressista.
Florida Republican Rep. Webster Barnaby directly compared trans people to mutants in X-Men and called the trans people, including children, present in the room "demons and imps."
— Alejandra Caraballo (@Esqueer_) April 10, 2023
This was during debate for HB1421 that would criminalize trans people using bathrooms. pic.twitter.com/y5VsCKeAfJ
O deputado ainda aproveitou a ocasião para pregar sua religião: "Que Deus o refute, Satã, e todos seus demônios e impuros, que vêm em marchas diantes de nós... isso mesmo, os chamei de demônios e impuros, que marcham diante de nós e fingem que são parte deste mundo."
+++ LEIA MAIS: Confirmação de que Velma de Scooby-Doo é lésbica gera fúria em conservadores
Após os comentários de Barnaby, a deputada democrata Kristen Arrington tomou a palavra para falar à população trangênero que acompanhava a sessão. "Venho aqui também para dizer que os vejo, os ouço, os entendo e os amo. Definitivamente ainda estou um pouco abalada pelos últimos comentários e só venho até aqui para fizer que há muitos de nós que os entendem e os apoiam".
O tom agressivo e radical de Barnaby chegou a incomodar até mesmo parte da base republicana, como o deputado Chase Tramont, que também dirigiu-se às pessoas trans presentes, dizendo: "Vocês não são seres malignos. Eu acredito que vocês são feitos maravilhosamente e quero que vivam suas vidas bem".
Posteriormente, o deputado Barnaby emitiu um breve pedido de desculpas por ter comparado a população trans a demônios.
+++ LEIA MAIS: M&M's afasta personagens após ataques conservadores
Conservadorismo na Flórida
A proposta de lei 1521 acabou aprovada pela câmara do comércio da Flórida e agora segue para as próximas instâncias antes de tornar-se lei. Ela se soma a pelo menos outras nove medidas legistativas contra políticas afirmativas no estado, que entrou no foco da discussão após a assinatura da lei conhecida como 'Don't Say Gay' (ou 'Não Diga Gay'), que proíbe a educação sobre gênero e sexualidade aos estudantes da Flórida, até o Ensino Médio.
Reações ao discurso de ódio
Nas redes sociais, a declaração do congressista da Flórida gerou revolta - inclusive de fãs de X-Men, que fizeram questão de relembrar que os mutantes dos quadrinhos são os heróis da história.
"Este idiota está ciente de que os X-Men (e os mutantes) são os HERÓIS da história, aqueles boicotados pelos VILÕES?", escreveu Fabian Nicieza, roteirista que assina uma série de Deadpool.
Is this idiot aware that the X-Men (and mutants) are the HEROES in the story and those bigoted against them are THE BAD GUYS?#TransRightsAreHumanRightshttps://t.co/KRvLnyvI71
— FabianNicieza (@FabianNicieza) April 10, 2023
"A comparação de Webster Barnaby entre pessoas transgênero aos mutantes de X-Men só prova que ele não entende que todos merecem direitos iguais. Ele literalmente parafraseou o [personagem e vilão de X-Men] Senador Kelly, promovendo medo e ódio", escreveu outro usuário.
Webster Barnaby’s comparison of transgender people to mutants from X-Men just proves he doesn’t understand that everyone deserves to have equal rights.
— David Leavitt (@David_Leavitt) April 11, 2023
He literally paraphrased Senator Kelly, promoting fear and hatred.
pic.twitter.com/XEQtnlHCCm
.