Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Eficácia da 1ª dose da vacina cai de 50% para 35% devido à variante Delta, diz estudo

Levantamento analisou AstraZeneca e Pfizer, e alerta para importância da segunda dose da vacina para proteção contra variante Delta

Redação Publicado em 13/08/2021, às 11h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

O avanço da variante Delta no Brasil e no mundo prejudica a imunidade parcial de quem, após tomar a primeira dose da vacina, espera para completar o esquema vacinal. Segundo estudo publicado na revista New England Journal of Medicine, a nova cepa prejudica proteção provisória da AstraZeneca e Pfizer.

Conforme explicado pelo O Globo, o estudo comparou eficácia dos imunizantes em 150 mil pessoas após as duas etapas da vacinação. Os resultados indicaram que as vacinas oferecem 50% de imunização na primeira dose quando se trata de variantes mais antigas, como a Alfa, originária do Reino Unido. No entanto, a proteção cai para 30% e 35% em relação à Delta, advinda da índia.

+++LEIA MAIS: Variante Delta pode causar outra onda de Covid-19 no Brasil, afirma especialista

Apesar de a Delta diminuir a imunização parcial após a primeira dose, a diferença em relação à proteção com as duas doses diminui consideravelmente. Com a Pfizer, a cepa Delta impôs uma queda de 93,7% para 88%. Para a AstraZeneca, a redução foi de 74,5% para 67%.

Segundo a OMS, a Delta é responsável por um aumento de 80% dos casos de covid-19 no mundo em apenas quatro semanas. Dessa forma, o estudo alerta para a importância da segunda dose das vacinas para a maior proteção contra o vírus.

+++LEIA MAIS: Ministério da Saúde admite 9,5 milhões de vacinas paradas em centro de distribuição

Na publicação do levantamento, os pesquisadores liderados pelo epidemiologista Jamie Lopez Bernal escreveram: “Notamos uma diferença muito modesta de efetividade da vacina com a variante Delta em comparação com a Alfa depois da aplicação de duas doses.”

“As diferenças absolutas em efetividade foram mais marcantes após a recepção da primeira dose. Essa descoberta justifica os esforços para maximizar a aplicação de vacina com duas doses em populações vulneráveis,” afirmam.

+++LEIA MAIS: Queiroga quer 'tirar de uma vez por todas essas máscaras' até fim de 2021


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS