Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Governo Bolsonaro celebra Dia do Agricultor com foto de homem armado

Para marcar o Dia do Agrocultor nesta quarta, 28, o governo Bolsonaro publicou uma foto de um homem armado - e propaganda gerou críticas

Redação Publicado em 28/07/2021, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de homem armado na publicação da Secom  (Reprodução/Twitter)
Foto de homem armado na publicação da Secom (Reprodução/Twitter)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) publicou uma propaganda nesta quarta, 28, para celebrar o Dia do Agricultor, comemorado no Brasil nesta data. Para comemorar, contudo, a publicação apresentou uma foto de um homem armado — e levou a críticas de perfis nas redes sociais.

Conforme noticiado pelo Estadão, a repercussão negativa da publicação levou o perfil da Secom a apagar a imagem, mas diversos internautas salvaram a foto. Ainda, um perfil indicou que a fotografia pode ser adquirida em um banco genérico de imagens, onde é nomeada "Silhueta de caçador carregando espingarda no ombro e observando" e pode ser comprada de R$ 45 a R$ 3 mil, dependendo de tamanho e resolução.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro perde apenas para Maduro na gestão da pandemia, dizem especialistas

Acompanhada da imagem, uma legenda relembrava uma lei sancionada por Jair Bolsonaro (sem partido) em setembro de 2019 "estendeu a posse de arma do proprietário rural a toda a sua propriedade".

Ao G1, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) afirmou que "repudia totalmente essa postagem feita nas redes oficiais do governo e, enquanto representante dos agricultores e agricultoras familiares, expressa a sua indignação".

+++LEIA MAIS: Bolsonaro atacou imprensa 87 vezes no 1º semestre de 2021, diz ONG


Críticas

Segundo o Estadão, diversos perfis criticaram a imagem, assim como uma possível interpretação da fotografia como apoio à violência no campo. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), por exemplo, declarou que o governo faz a "simbologia do ódio e da morte em todos os espaços".

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) também comentou sobre a publicação, e afirmou que o dia "não é da milícia rural". Atila Roque escreveu no Twitter: “O cartaz oficial celebrando o dia do agricultor traz a imagem de um homem armado. Faz sentido se o objetivo é celebrar a posição do país como um dos que mais comete violência no campo e mata ativistas e lideranças socioambientais, inclusive indígenas. Será que é isso?”

+++LEIA MAIS: 'Devo disputar, não posso garantir', diz Bolsonaro sobre eleições de 2022


+++ 15 ANOS DE GISELE BÜNDCHEN NA CAPA DA ROLLING STONE BRASIL | ENTREVISTA