Ida de Bolsonaro aos Estados Unidos gera ‘dor de cabeça’ para Biden

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden sofre com pressão para expulsar Bolsonaro

Redação

Joe Biden, Jair Bolsonaro (foto: Getty Images)
Joe Biden, Jair Bolsonaro (foto: Getty Images)

Presença do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro nos Estados Unidos está gerando desconfortos na política dos Estados Unidos. O site Vanity Fair descreveu situação como “dor de cabeça” para o presidente americano, Joe Biden.

Bolsonaro está no país desde o fim de dezembro, o que o fez, inclusive, perder a posse de seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, a pressão para expulsar o antigo mandatário do país veio após ataques terroristas em Brasília, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram as sedes dos três poderes.

+++ LEIA MAIS: Hospital em Orlando nega que Bolsonaro está internado

Segundo o G1, congressistas norte-americanos pedem pela saída de Jair do país. Em 2021, no dia 6 de janeiro, os Estados Unidos enfrentaram caso parecido, com a invasão do Capitólio por apoiadores de Donald Trump.

A deputada Alexandria Ocasio-Cortez foi uma das primeiras a sugerir a “extradição” de Bolsonaro: “Dois anos após o dia em que o Capitólio foi atacado por fascistas, nós vemos movimentos fascistas em uma tentativa de fazer o mesmo no Brasil. Os Estados Unidos devem parar de garantir refúgio a Bolsonaro na Flórida.” Em publicação nas redes sociais, ainda declarou apoiou ao presidente eleito democraticamente, Lula.

+++LEIA MAIS: Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF são invadidos por manifestantes pró-Bolsonaro

Joaquin Castro, também democrata, defendeu a mesma ideia em entrevista à CNN: “Não devemos dar refúgio a este autoritário, que inspirou terrorismo doméstico no Brasil. Bolsonaro deveria ser enviado de volta ao país.” 

 

 

TAGS: jair bolsonaro, joe biden, notícia, política