Com campanha 'Play no Voto', Spotify mira no engajamento do grupo de 16 e 17 anos nas eleições de 2022 - o mais baixo da série histórica, segundo o TSE
O Spotify entrou na campanha pela conscientização eleitoral dos jovens. A plataforma lançou, nesta quarta-feira (20), o movimento Play no Voto, que vai reforçar junto à audiência a importância da regularização do título de eleitor até o dia 4 de maio.
O foco é nos jovens de 15 a 17 anos, que deverão receber mensagens, links e pop-ups de conscientização cívica, alertando para a data limite do cadastro. Para esse grupo, o voto ainda é facultativo no Brasil - passando a ser obrigatório a partir dos 18 anos.
Pop-ups com links pata o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverão ser usados junto aos usuários, e mensagens de incentivo aparecerão também em pontos estratégicos do transporte público em São Paulo, como as linhas 4 - Amarela e 5 - Lilás do metrô.
Com a ação, o Spotify se une a um coro de artistas que vêm pedindo o engajamento dos jovens no processo eleitoral. Luísa Sonza, Zeca Pagodinho, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Bruna Linzmeyer e Larissa Manoela foram alguns dos nomes que falaram publicamente sobre o assunto.
Anitta também fez barulho ao chamar atenção dos seguidores jovens no último mês de março ("Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor", postou, em seu Twitter). A cantora chegou a ser citada pelo ator e diretor Mark Ruffalo, que reforçou a importância do voto para remover Donald Trump da Casa Branca nas eleições americanas de 2020.
Segundo o TSE, o engajamento dos adolescentes de 16 e 17 anos é o menor já registrado desde o início desse tipo de acompanhamento. Para incentivar o cadastro, o Tribunal preparou uma página especial dedicada a este público, com informações sobre a eleição e sobre o título.