Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

TSE abre urna eletrônica em vídeo no Kwai

Em combate à desinformação, urna eletrônica é aberta para desmistificar boatos

Redação Publicado em 23/06/2022, às 17h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Urna Eletrônica. (Foto: TRE-RN)
Urna Eletrônica. (Foto: TRE-RN)

Nesta quinta-feira, 23, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) publicou cinco vídeos em seu perfil no Kwai para mostrar como é uma urna eletrônica por dentro. Neles, Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral, explica como a urna é montada, suas peças funcionalidades.

A iniciativa faz parte do Mês do Combate à Desinformação. Além dos cinco vídeos, o perfil traz conteúdos explicativos para desmistificar temas relacionados à fraudes das eleições, votos em branco, nulos, entre outros. 

+++LEIA MAIS: Daniela Mercury processa Eduardo Bolsonaro por fake news

Seguidores também poderão sugerir dicas e esclarecer dúvidas com a hashtag #FatoOuBoato. Além disso, o Kwai disponibilizará ferramentas que encaminham páginas de checagem de informações e da Justiça Eleitoral. Os vídeos estão disponíveis no aplicativo da plataforma.

De origem chinesa, o Kwai chegou ao Brasil em 2019 e conta com mais de 45 milhões de usuários ativos na média mensal. A plataforma traz vídeos curtos assim como o TikTok.

+++LEIA MAIS: Bela Gil pode ser vice de Fernando Haddad em São Paulo: ‘Ficaria muito honrada’

Ataque às urnas


O presidente Jair Bolsonaro responde a um inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) por uma série de ataques e divulgação de informações falsas relacionadas ao sistema eleitoral e as urnas eletrônicas. 

A urna é utilizada desde 1996 e além de ser auditável, somente o software desenvolvido pelo TSE pode ser executado. O equipamento também não possui conexão com a internet e funciona de forma isolada, o que impossibilita ataques hackers e garante a segurança do sistema eleitoral.

+++LEIA MAIS: Cannes 2022: grupo feminista protesta contra violência às mulheres em festival