Vocalista Victor Willis, do Village People, emitiu carta de cessão para impedir que Donald Trump se associasse a icônica canção 'Macho Man'
Donald Trump foi ordenado a 'cessar e desistir' de usar a icônica música do Village People, "MachoMan", depois que um vídeo do ex-presidente dançando uma de suas músicas abriu as críticas dos fãs. A notificação oficial do vocalista Victor Willis ao ex-presidente dos Estados Unidos foi divulgada nesta segunda-feira, 15.
A ordem judicial foi acionada após Donald Trump aparecer dançando a música 'Macho Man' de uma banda tributo ao Village People, e a semelhança da banda com o grupo original convenceu os fãs do Village People a endossar o ex-presidente.
+++ LEIA MAIS: Ted Lasso 'mudou de personalidade' devido a Donald Trump, diz Jason Sudeikis
You have to love Trump’s dance moves! 🕺👇 pic.twitter.com/RWF3C9mjzw
— Lyndy (@MJisMAGA) May 12, 2023
Trump usou repetidamente canções do grupo em comícios de campanha anteriores, mas 'Macho Man' é uma das que reaparece com frequência. Agora, Karen Willis, empresária da banda e também esposa do vocalista, disse que a banda tributo não era o grupo original e que a apresentação das músicas da banda foi "não autorizada".
Ela ordenou que Trump parasse de enganar o público com bandas de tributo e de causar confusão na base de fãs do grupo. Em uma carta aos advogados de Trump, originalmente obtida pelo TMZ, aponta que “embora meu marido tenha tolerado publicamente o uso de sua música do Village People por seu cliente, não podemos permitir que tal uso cause confusão pública quanto a um endosso".
+++ LEIA MAIS: Donald Trump planeja streaming para conteúdo 'cancelado' e 'não-fake news'
The Village People lead singer sent Trump a cease and desist over a performance of "Macho Man" at Mar-a-Lago: pic.twitter.com/meHYWMOjgf
— Aidan McLaughlin (@aidnmclaughlin) May 15, 2023
Confira um trecho da carta abaixo:
Fomos inundados com postagens nas redes sociais sobre a imitação da performance em que muitos fãs, e também o público em geral, acreditam erroneamente ser a do verdadeiro Village People. Portanto, a apresentação causou e continua a causar confusão pública sobre o motivo pelo qual o Village People se envolveria em tal apresentação."
Em fevereiro de 2020, o vocalista da banda disse que permitiria que Trump usasse suas músicas, mas enfatizou que isso não significava 'um posicionamento político por parte do Village People'.
+++ LEIA MAIS: Donald Trump: por que o ex-presidente se entregou à justiça?
Mas em junho de 2020, Willis voltou atrás em sua declaração, ao pedir a Trump que parasse de usar sua música depois que foi alegado que o ex-presidente queria usar os militares dos EUA para acabar com os protestos do Black Lives Matter.