Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

YouTube remove vídeos de Bolsonaro por informações falsas sobre a Covid-19

Mais de 10 vídeos de Bolsonaro foram removidos por violarem política de informações do YouTube sobre a Covid-19

Redação Publicado em 22/07/2021, às 08h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

Diversos vídeos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foram removidos do YouTube na quarta 21, de julho. Segundo o UOL, nas filmagens, o presidente defendia uso de remédios e tratamentos sem eficácia comprovada, como hidroxicloroquina e ivermectina, contra a Covid-19.

A plataforma anunciou na quarta, 21, que após uma análise, os vídeos foram removidos por violarem a política de informações sobre a Covid-19. Por conterem informações incorretas e sem comprovação científica, precisaram ser retirados:

+++LEIA MAIS: Bolsonaro ironiza reinfecção de Doria por Covid-19: 'Máscara, talquinho no bumbum e reinfectado'

“Nossas regras não permitem conteúdo que afirma que hidroxicloroquina e/ou ivermectina são eficazes para tratar ou prevenir covid-19; garante que há uma cura para a doença; ou assegura que as máscaras não funcionam para evitar a propagação do vírus,” explicou o YouTube em comunicado.

Em seguida, a plataforma afirmou que as políticas de remoção de vídeos são apoiadas em “orientações das autoridades de saúdes locais e globais”. O YouTube ainda afirmou que as diretrizes são aplicadas independente do criador de conteúdo e de orientações políticas.

+++LEIA MAIS: 70% dos brasileiros acreditam haver corrupção no governo Bolsonaro, aponta Datafolha

Lives semanais de Bolsonaro foram removidas

Conforme análise realizada pela Reuters, a remoção realizada na plataforma inclui mais de 10 lives transmitidas pelo presidente Bolsonaro semanalmente, às 19h das quintas-feiras. Em lugar dos conteúdos, o YouTube deixa uma mensagem para noticiar que a filmagem não está mais disponível: “este vídeo foi removido por violar as diretrizes da comunidade do YouTube”.

Além de incentivar uso de remédios sem eficácia contra a Covid-19, como ivermectina e cloroquina, em outro vídeo, o presidente sugeriu o uso de chás sem comprovação científica para tratar a doença.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro quer aprovar decreto que limita atuação de redes sociais


+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!