LUTO

Dave Allen, baixista do Gang of Four e Shriekback, morre aos 69 anos

Informação foi compartilhada pelo baterista e ex-colega de banda Hugh Burnham em comunicado nas redes sociais; causa da morte não foi divulgada

Redação

Publicado em 06/04/2025, às 18h35
Dave Allen (Foto: Reprodução)
Dave Allen (Foto: Reprodução)

Dave Allen, um dos fundadores do grupo de pós-punk Gang of Four morreu na manhã de sábado, 5. A notícia foi compartilhada pelo baterista e ex-companheiro de banda Hugh Burnham por meio de uma postagem publicada nas redes sociais.

É com corações partidos, mas preenchidos, que compartilhamos a notícia de que Dave Allen, nosso antigo parceiro musical, amigo e brilhante músico, faleceu neste sábado. Ele estava em casa, com sua família”, disse o comunicado.

Hugh não detalhou a causa da morte, mas deu informações sobre as condições de Allen. “Dave havia enfrentado o início precoce da demência mista por alguns anos, o que foi um período de dor para sua esposa Paddy, seus filhos e amigos próximos”, afirmou.

“Nosso amor e pensamentos estão com eles. Jon [King, vocalista do Gang of Four] e eu [Hugh] fomos visitá-lo e passamos uma tarde maravilhosa com ele e sua família. Conversamos e rimos por horas, compartilhando memórias ricas e vívidas dos bons tempos juntos. Aventuras, carreiras na música, criação de famílias, nossas vidas entrelaçadas ao longo de meio século. Fomos muito sortudos por ter o Ace of Bass em nossas vidas."

“Sabemos que Dave não teria desejado nada mais do que voltar ao palco conosco em nossa turnê de despedida dos EUA. Mas agora, isso é algo impossível. Adeus, velho amigo”, finalizou.

Embora não tenha sido o primeiro baixista do Gang of Four, Dave Allen entrou na banda logo no início após apenas algumas apresentações. Ele foi integrante da formação original com King, Burnham e o guitarrista Andy Gill, um quarteto responsável por álbuns clássicos do gênero como Entertainment!(1979) — um dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos de acordo com a Rolling Stone — e Solid Gold (1981).

Allen deixou a banda após o EP Another Day/Another Dollar, em 1982, para co-fundar o Shriekback ao lado do ex-membro do XTCBarry Andrews e do baterista Martyn Bench

Após sete anos e seis álbuns — incluindo músicas em trilhas sonoras como a da série Miami Vice, Allen saiu do Shriekback para formar o King Swamp e posteriormente retornou ao Gang of Four em uma das muitas turnês de reunião da banda, incluindo uma apresentação no Coachella em 2005. 

Nas últimas décadas, o baixista mudou para o outro lado da indústria da música, atuando como diretor na Beats Music (atualmente Apple Music). 

Desde a morte do guitarrista Gill em fevereiro de 2020 devido à Covid, o Gang of Four tem feito turnês com uma formação alternativa. O grupo anunciou a turnê de despedida Long Goodbye, programada para começar em 20 de abril.

Gail Greenwood, baixista do L7 e Belly que se juntou ao Gang of Four antes da despedida, também se pronunciou nas redes sociais: "Dave era o mestre responsável por algumas das linhas de baixo mais icônicas da história da música (que agora tenho a honra de tocar ao vivo com a banda). Aprender suas partes ouvindo intensamente cada nota e nuance que ele criou me deu ainda mais apreciação por seu talento incrível. Só lamento não ter conhecido ele pessoalmente, pois sinto que o conheço tão bem — tanto por ouvi-lo tocar quanto por ouvir as histórias maravilhosas sobre ele contadas pelos meninos."

+++LEIA MAIS: Morre Andy Gill, líder da Gang of Four - a 'melhor banda política do rock'