Maior musical a céu aberto brasileiro se encerra neste final de semana
Na contramão das peças de teatro musical inspiradas na Broadway e em outras produções estrangeiras, Mundaréu de Mim provocou uma verdadeira movimentação no cenário nacional ao apresentar uma produção pensada para o Brasil.
Conversamos com Josyara, cantora e compositora, assina a direção musical do espetáculo. Em conversa com a Rolling Stone Brasil, ela falou sobre o saldo da temporada e quais são os planos para 2024.
+++LEIA MAIS: Josyara traz loucura e calmaria em vídeo conjunto de Você Que Perguntou e Nanã
Com as últimas apresentações se aproximando, a artista avalia como um dos mais importantes aspectos da experiência da turnê o fato do musical ser feito ao ar livre e de graça. “iBT (Instituto Brasileiro de Teatro) marcou algo importante para cena dos musicais, que inspire outros grandes projetos a ocuparem as ruas e chegarem nas pessoas de perto,” contou.
Sobre os desafios da primeira vez assinando a direção de um espetáculo como esse, Josyara declara que “Tudo foi um grande aprendizado. Mesmo! Cheguei sem saber como funcionava a dinâmica de teatro. Levei apenas minha musicalidade, como penso música.”
Sem dúvida trabalhar em grupo fortaleceu nos momentos de grande decisões. Estar ao lado de Juliana Linhares, que assinou direção de assistência, foi fundamental. Além da genialidade dos arranjos de Beto Lemos, preparação vocal e arranjos vocais de Gui Leal. Grande experiência pra minha carreira.”
Para ela, o acesso livre faz com que mais pessoas se interessem pela produção. “É convite para aquelas que acham que não fazem parte do teatro, da arte, experimentar novas sensações e quiçá fazer disso um hábito,” além de agregar mais diversidade, o que a artista classifica como “bonito”.
“A música brasileira é uma das mais ricas do mundo. Infelizmente temos pouco acesso a nossa cultura real,” diz Josyara sobre a importância de um espetáculo 100% brasileiro em meio à adaptações de peças estrangeiras.
Apresentar esses tantos sotaques e nossos ritmos e corres é mostrar um pouco mais da nossa história. E precisamos cada vez mais nos aproximar dela pra poder assim reparar e contá-la com propriedade e consciência."
Com o fim da turnê, a cantora já tem planos para o próximo ano: “Tem um disco novo e um EP que serão lançados em 2024. Convido a quem queira conhecer mais meu trabalho a acompanhar nas redes as novidades,” conclui.
+++LEIA MAIS: O lado musical de Charles do Bronx [ENTREVISTA]