A referência discreta que ‘Pluribus’ faz a ‘Breaking Bad’
Fãs com olhos de águia notam logo em avião de Pluribus e relembram uma das maiores catástrofes de Breaking Bad
Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)
Vince Gilligan, o criador de Breaking Bad e Better Call Saul, voltou com sua nova série, Pluribus, estrelada por Rhea Seehorn (a Kim Wexler). E, conforme é tradição em seu universo compartilhado, os Easter eggs profundos não poderiam faltar. Fãs com olhos de águia já notaram uma referência sutil, mas que carrega um peso imenso: a companhia aérea “Wayfarer”.
Em uma cena de Pluribus, a personagem de Seehorn é vista em um assento de avião que traz claramente o logo da Wayfarer. Para quem não se lembra, essa não é uma companhia aérea qualquer; ela é o centro de uma das maiores e mais sombrias tragédias de Breaking Bad.

O que acontece com a Wayfarer em Breaking Bad?
Em Breaking Bad, a Wayfarer é o nome da empresa responsável pelo voo Wayfarer 515, um Boeing 737 que colide tragicamente no ar com um avião fretado sobre Albuquerque, no Novo México.
A catástrofe, que encerra a segunda temporada, não é um acidente aleatório. Ela é uma consequência direta e devastadora das ações de Walter White.
A colisão aérea é causada por Donald Margolis, um controlador de tráfego aéreo. Donald estava trabalhando completamente devastado e distraído pelo luto, pois sua filha, Jane Margolis (a namorada de Jesse Pinkman), havia morrido de overdose dias antes.
O que o público sabe é que a morte de Jane não foi acidental. Walter White estava no apartamento, viu Jane engasgar com o próprio vômito e, deliberadamente, escolheu não intervir e deixá-la morrer.
Portanto, a lógica da tragédia é: Walt mata Jane -> O pai de Jane, Donald, é consumido pela dor -> Donald comete um erro fatal no trabalho -> O voo Wayfarer 515 colide, matando 167 pessoas inocentes.
O desastre do Wayfarer é o primeiro grande símbolo do “câncer” que Walter White se tornou, mostrando como suas ações criminosas começam a vazar e a destruir o mundo inocente ao seu redor. Os destroços do avião (incluindo o icônico ursinho de pelúcia rosa) caem sobre a cidade, inclusive na piscina de Walt, como um lembrete constante de seu pecado.
A aparição da Wayfarer em Pluribus confirma que a nova série se passa no mesmo universo e serve como um lembrete sombrio para os fãs: em uma série de Vince Gilligan, embarcar em um avião com esse nome nunca é um bom sinal.

Sobre a série
A série Pluribus acompanha Carol Sturka (Rhea Seehorn), uma romancista cínica que se descobre imune a um fenômeno que transforma a humanidade em uma massa otimista e conformada. O cenário se passa em Albuquerque, sede frequente das produções de Gilligan, mas agora em uma realidade alterada que mistura drama, ficção científica e sátira.
Estrelando ao lado de Seehorn estão Karolina Wydra e Carlos Manuel Vesga, com participações de Miriam Shor e Samba Schutte. A produção é da Sony Pictures Television em parceria com Apple TV+.
LEIA TAMBÉM: ‘Pluribus’, nova série do criador de Breaking Bad, vai ter quantas temporadas?