EXPLICAÇÃO

O verdadeiro segredo de ‘Bem-Vindos a Derry’ não é Dick Halloran, é o Asilo Juniper Hill

Aparecendo em mais de uma dúzia de livros, o sanatório é onde a influência sobrenatural de King se transforma em loucura real

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

O verdadeiro segredo de 'Bem-Vindos a Derry' não é Dick Halloran, é o Asilo Juniper Hill
O verdadeiro segredo de 'Bem-Vindos a Derry' não é Dick Halloran, é o Asilo Juniper Hill - Crédito: Reprodução

Muitos fãs de It: Bem-Vindos a Derry estão focados nos Easter eggs óbvios, como a aparição de Dick Halloran (o cozinheiro de O Iluminado). No entanto, a conexão mais profunda e assustadora da nova série com o multiverso de Stephen King não é um funcionário de hotel com “o brilho” — é um prédio decrépito e sinistro: o Asilo Estadual Juniper Hill.

Enquanto Halloran representa uma força do bem, Juniper Hill é o oposto. Se Derry é a”Gotham City” de Stephen King, Juniper Hill é o seu “Asilo Arkham”. É o local que aparece em mais de 10 obras do autor, servindo como o repositório oficial para onde o “King-verso” envia aqueles que enlouqueceram, muitas vezes após encontros sobrenaturais.

A Conexão Mais Famosa: Henry Bowers e It

A importância central de Juniper Hill na mitologia de It é indiscutível. No romance original de 1986 e nos filmes recentes, o asilo é o destino de Henry Bowers.

Após ser o único sobrevivente de seu grupo de amigos nos esgotos (e ser culpado pelos assassinatos cometidos por Pennywise), Henry é internado em Juniper Hill. Ele passa 27 anos lá, catatônico e considerado louco.

O asilo funciona como uma “sala de espera” para Pennywise. É em Juniper Hill que, 27 anos depois, “A Coisa” visita Henry (na forma da lua e de um palhaço na TV), dá a ele sua navalha e o liberta com uma missão clara: escapar e matar os membros adultos do Clube dos Otários.

O Epicentro do Mal em ‘Bem-Vindos a Derry’

A série prelúdio não perde tempo em estabelecer que Juniper Hill é o epicentro onde a influência de “It” (A Coisa) se torna institucionalizada.

No Episódio 2, após seu encontro traumático com a entidade, Lilly Bainbridge é enviada para o asilo. Quem ameaça enviá-la para lá é o Chefe Clint Bowers, o avô de Henry. Isso mostra que, décadas antes de Henry se tornar seu paciente mais famoso, a família Bowers já usava o local como uma ferramenta de controle e punição em Derry.

Onde mais Juniper Hill parece?

A aparição em Bem-Vindos a Derry é apenas a ponta do iceberg. O hospital psiquiátrico é um pilar do universo de King, conectando dezenas de histórias. Entre outras, ele é mencionado ou aparece em:

  • Jogo Perigoso: O necrófilo Raymond Joubert foi paciente lá.
  • Trocas Macabras (Needful Things): A personagem Nettie Cobb foi internada em Juniper Hill após matar o marido.
  • Os Tommyknockers: O asilo é mencionado por uma personagem.
  • 11/22/63: O protagonista Jake Epping vê o nome de Henry Bowers nos registros ao visitar Derry.
  • Saco de Ossos: Mencionado como o local para onde um personagem foi enviado.
  • Insônia: Também é referenciado na história.

O que esperar de IT: Bem-Vindos à Derry?

IT: Bem-Vindos à Derry é desenvolvida por Andy Muschietti, responsável pelos dois filmes, e promete expandir a história já conhecida, voltando à década de 1960 para mostrar a origem do mal que toma a forma do assustador palhaço Pennywise, interpretado por Bill Skarsgård.

Além de Skarsgård, o elenco de IT: Bem-Vindos à Derry, que estreia em 26 de outubro na HBO Max, ainda conta com Taylour Paige (A Voz Suprema do Blues), Jovan Adepo (Um Limite Entre Nós), Chris Chalk (Olhos Que Condenam) e James Remar (Yellowstone).

Quando estreia IT: Bem-Vindos a Derry?

Com episódios lançados semanalmente, IT: Bem-Vindos a Derry estreia na HBO Max a partir de 26 de outubro. Assista ao trailer da novidade a seguir:

LEIA TAMBÉM: Personagem macabra de ‘It 2’ aparece em ‘Bem-Vindos a Derry’ e você (provavelmente) não percebeu

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: hbo max, it a coisa, It: Bem-Vindos à Derry, menos Stephen King